Equipe técnica conclui montagem para a migração da Rádio Educadora FM 107,3

Rádio Educadora aguarda publicação oficial para iniciar transmissões em FM.

Image
  • 29 de Maio de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 1832

Vem aí a Rádio Educadora FM 107,3. Imediatamente após a outorga emitida pelo Ministério das Comunicações, o técnico da emissora, Carlos Gonzaga Ribeiro Júnior, juntamente com o técnico em construções de estruturas de rádios, Edio Figueiró – o Dinho, iniciou a montagem da parte técnica para a migração da Educadora, que deixará o AM depois de 45 anos para se tornar FM.

A migração não muda a essência da Educadora, ela continua sendo uma emissora voltada para a informação, enquanto a vizinhança FM, que também faz parte do Grupo Pagnoncelli de Comunicação, é voltada para o entretenimento. Portando, podemos dizer que é a mesma Educadora de sempre com uma qualidade de som muito melhor.

Com a migração cada vez mais próxima, as últimas semanas foram de muito trabalho para a equipe técnica das emissoras. “A Vizinhança FM e a Educadora FM vão compartilhar a mesma torre, sem nenhum problema já que vão ficar em sintonias diferentes. A nossa tarefa foi colocar as antenas, subir os cabos e preparar os conectores para o transmissor. A antiga forma de transmissão, que está entrando em desuso, é a Amplitude Modulada (AM) onde a torre é responsável pela transmissão. No caso do FM, a torre é apenas uma sustentação e os elementos transmissores são as antenas que ficam lá no topo. A diferença de transmissão do AM para o FM é a qualidade do som. Quando a Educadora passar a operar em Frequência Modulada a qualidade será estéreo, muito mais gostosa de se ouvir, exigindo até menos potência para se chegar a mesma abrangência. Houve uma preocupação da nossa parte, junto com o técnico que montou as antenas, para que a gente não deixe de cobrir o nosso território onde a Educadora sempre cobriu porque a tendência é que o sinal vá mais longe, mas a gente não pode deixar de cobrir a nossa terra, nossa Dois Vizinhos, nosso Cruzeiro do Iguaçu, nossa Boa Esperança do Iguaçu, nosso Verê, nosso São Jorge d’Oeste, as nossas cidades vizinhas”, disse o técnico Carlos Gonzaga Ribeiro Júnior.

Além da potência, a altura que as antenas ficam instaladas na torre também interferem na qualidade de sinal, quanto mais alto, melhor é a cobertura, principalmente áreas em ‘pé de morro’. Como as duas antenas de transmissão (da Educadora e da Vizinhança) vão ficar na mesma torre, a Vizinhança acabou sendo beneficiada com uma antena mais alta do que está atualmente, assim como a Educadora recebeu uma altura maior do que a inicialmente prevista, fazendo com que as duas emissoras ganhem em termos de cobertura. “A nossa torre possuí quase 85 metros, no topo do para-raios (antes eram 72 metros). Já que os dois grupos de antenas vão dividir a mesma torre, por questões técnicas, eles têm que ficar há uma determinada distância um do outro. Elevamos as antenas da Vizi até o nosso limite de altura, autorizado pelo Ministério das Comunicações e deixamos as antenas da Educadora há 65 metros de altura. Eu diria que é um presente que a Rádio Educadora ganhou porque no início elas ficariam há meia-torre, há pouco mais de 40 metros, mas por uma determinação final, elas vão ficar há 65 metros’, disse.

A parte técnica está praticamente concluída. De acordo com Júnior, restam poucos tramites burocráticos para que a Educadora passe a operar em Frequência Modulada. “Tecnicamente, o nosso áudio em estéreo já está aqui, as antenas de link já foram instaladas, portanto, o áudio já chegou até a nova antena. O transmissor está sendo instalado e as antenas já foram instaladas. Burocraticamente, já possuímos a outorga, já foi emitida pelo Ministério das Comunicação e aguardamos apenas a publicação no Diário Oficial da União para que a gente receba a fiscalização do engenheiro do Ministério e estaremos no ar. A outorga já existe, o canal 107.3 já pertence a Rádio Educadora e assim que houver a publicação em Diário Oficial, nós entramos no ar!”, finalizou o técnico.

Fonte: Portal Educadora