Governo do Estado criou a Ageuni e disponibiliza edital com cerca de R$ 20 milhões em recursos para projetos inovadores.
Foto: Portal Educadora
494
O Governo do Estado lançou, na última semana, um edital de chamada pública que criou o programa de Agências para o Desenvolvimento Regional Sustentável e Inovação do Paraná (Ageuni) e vai disponibilizar recursos para projetos inovadores. Para tanto, na próxima terça-feira, 6 de junho, uma sala virtual vai tirar dúvidas das pessoas ou empresas que desejam inscrever projetos. “A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Sustentável e Inovação, com vistas a fomentar a inovação no Paraná, criou a Ageuni e, neste cenário, a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste tem uma cadeira, por assim dizer, no comitê gestor. Nosso trabalho é divulgar esse edital para que as pessoas conheçam e participem, inclusive, do tira-dúvidas no dia 6 de junho. Será uma sala virtual para prestar esclarecimentos porque o edital é novo. É o start de um fomento de inovação. Se tratando de Paraná, R$ 20 milhões não é muito dinheiro, mas com certeza é o primeiro recurso de muitos. Temos o prazo curto porque dia 20 já encerram as inscrições dos projetos e queremos que o público saiba mais e possam tirar as dúvidas e participar”, disse Rogério Sidral, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste. Quem quiser maiores informações sobre o edital e se inscrever nas salas virtuais basta entrar em contato com a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) pelo (46) 3536-1235.
Todos podem participar...
O secretário de desenvolvimento econômico de Dois Vizinhos, Alex Alff, destacou a importância das pessoas participarem. “No meio político, falamos bastante que dinheiro tem, faltam projetos. Isso vale para esse edital que é voltado para a área de inovação, não tecnologia. Um processo relacionado à agricultura, por exemplo, pode inscrever um projeto. São abrangidas as áreas agricultura e agronegócio, biotecnologia e saúde, energias sustentáveis/renováveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia. É bem amplo, podemos pegar projetos que já estão em fase embrionária e pleitear esse recurso. O Governo do Estado está apostando alto na tecnologia e inovação e esse edital nos interessa bastante porque o nosso foco é termos uma cidade inteligente e isso é contemplado no nosso projeto”, completa.
O diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFPR, Vicente Macedo, convidou a todos para participar. “Nunca saiu um edital com esse modelo, com esse escopo. O próprio município pode concorrer, empresários que trabalham com inovação podem pleitear proposta nesse edital. Ele abrange startups, microempresas, microempreendedores, empresas de porte maior, municípios, cooperativas e associações civis organizadas. É uma oportunidade única, temos que aproveitar, existem trâmites burocráticos porque são verbas públicas, mas o empresário não pode perder essa oportunidade. É uma baita oportunidade, um recurso que vem para tentar, cada vez mais, alavancar a inovação do Paraná”, conclui.
Fonte: Portal Educadora