Confira como foi a Fase Macrorregional.
Foto: Luiz Fernando
741
Entre os dias 07 e 11 de junho, 8 núcleos regionais do estado sediaram a Fase Macrorregional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Os JEPS são uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, Secretaria de Estado da Educação, Núcleos Regionais de Educação e Escritórios Regionais do Esporte, com apoio das prefeituras municipais e Federação Paranaense do Desporto Escolar. A Fase Macrorregional, disputada em etapa única, reuniu mais de 18 mil atletas e treinadores, de 287 municípios.
O último dia de disputas da Fase Macrorregional, realizada em Pato Branco, definiu os classificados para a próxima etapa das categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos dos 69º Jogos Escolares do Paraná (JEPS). Durante quatro dias (08 a 11 de junho), aproximadamente 1.200 atletas dos Núcleos Regionais de Educação de cidade sede, Dois Vizinhos, Laranjeiras do Sul e Francisco Beltrão se dedicaram a carimbar o passaporte para a Fase Estadual que acontece em Maringá (15 a 17 anos) e Apucarana (12 a 14 anos).
Entre os principais destaques estão o vôlei de praia de Dois Vizinhos, que já tinha uma vaga garantida nas disputas em Apucarana, por ter o CE Dois Vizinhos campeão no ano passado, e neste ano terá uma segunda dupla na competição para atletas de 12 a 14 anos, desta vez com o Colégio Coopermundi. Na categoria 15 a 17 anos, o CE Dois Vizinhos também conquistou o título. “Vamos intensificar a preparação para chegar bem com nossas duplas e alcançar bons resultados nas duas competições estaduais”, disse o técnico Luiz Fernando Viaro.
Outra equipe que brilhou foi a de futsal do CEI Rio das Cobras, de Nova Laranjeiras. Representantes da comunidade indígena de etnia Kaigang, o time foi campeão da Fase Macrorregional na categoria 12 a 14 anos feminino. Os gritos de ‘kuri time’, traduzida como ‘vamos time’, ajudaram e elas, que já eram campeãs da Fase Regional, com apenas uma derrota, após empate no tempo normal e decisão nas penalidades, carimbaram o passaporte para Apucarana.
Espírito esportivo - Um fato ganhou destaque nas disputas do vôlei de praia. O Colégio Vila Militar Vida e Ensino, de Francisco Beltrão, tem orientação religiosa adventista, o que impede a realização de atividades entre às 18h da sexta-feira e às 18h do sábado, porém os jogos se estenderam e adentraram o período noturno da sexta-feira (09), o que geraria um duplo WO para as equipes da unidade escolar em duas decisões de terceiro lugar.
Em um exemplo de empatia e tolerância por parte dos adversários, o CE Antônio Schiebel (Santo Antônio do Sudoeste) e o CE Telmo Octavio Muller (Marmeleiro), as disputas de terceiro lugar nas categorias 15 a 17 anos feminina e 12 a 14 anos masculino, respectivamente, aconteceram no sábado (10), às 18h30, mesmo com o restante da competição tendo sido encerrada ainda na sexta-feira (09).
Recepção - A qualidade das praças esportivas também foram elogiadas pelas delegações visitantes. Conforme o secretário de Esportes de Pato Branco, Alexandre Zoche, o município se programou para receber os Jogos Oficiais do Estado do Paraná. Para este ano, além da Macrorregional dos JEPS, a cidade sediará a Fase Estadual dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). “Tudo transcorreu dentro da normalidade. Tivemos bons retornos em relação às praças esportivas, aos alojamentos e à logística. Nós ficamos felizes em receber as delegações, equipe organizadora e arbitragem, pois isso nos incentiva a sermos sempre melhores”, destacou Zoche.
Após esta fase, serão realizadas as finais de 15 a 17 anos em Maringá (14 a 22 de julho) e de 12 a 14 anos em Apucarana (05 a 12 de agosto). Os campeões dos JEPS representarão o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
Radio Esporte, levando até você os destaques esportivos. Oferecimento: Concreteira Thomé e Silva – Concretos e Argamassas. WhatsApp (46) 9 9988 0217. Rodovia PR 473 - Atrás do Parque de Exposições de Dois Vizinhos.
Fonte Paraná Esporte