• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

Dois Vizinhos tem o sexto ecossistema empreendedor do Paraná

Dados são apontados em pesquisa realizada por professores da UFFS e UTFPR.

Image
  • 16 de Junho de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 669

Na noite de quinta-feira, 15, representantes da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), de Laranjeiras do Sul, apresentaram, na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL), resultados de um diagnóstico do ecossistema empreendedor dos municípios. A pesquisa foi realizada em 35 municípios, sendo que Dois Vizinhos melhorou seu índice: do sétimo para o sexto lugar entre os pesquisados.

Os dados foram apresentados pelos professores Rafael Stefenon, da UFFS e pesquisador da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e pelo professor Antônio Carpes, da UFFS, que organizam o estudo. A pesquisa está na sua segunda edição. Além de diretores da entidade empresarial e do poder público, o evento contou também com a presença de representantes da UTFPR-DV e da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Turismo de Dois Vizinhos, que é comandada por Alex Alff.

O que é?

O diagnóstico considera 10 elementos: instituições formais, cultura, redes, infraestrutura física, demanda, intermediários, talento, conhecimento, liderança e finanças. “O ecossistema encontrado aqui é um dos mais dinâmicos do Estado e, entre os municípios menores de 50 mil habitantes, com certeza, é o mais evoluído. Na primeira etapa, desenvolvemos um índice que mediu a qualidade de 35 ecossistemas municipais de empreendedorismo no Paraná (estas 35 cidades são consideradas, pelo IBGE, os principais centros regionais). Dois Vizinhos obteve a 6ª colocação, o que significa que o município tem um ecossistema relativamente desenvolvido. Vale ressaltar que existem pontos a serem melhorados e é sobre isto que procuramos conversar com esses atores públicos, pois entendemos que eles é que devem ser o foco prioritário das ações políticas”, disse o professor Rafael.

“Isso é reflexo de termos, no âmbito da sociedade civil organizada, da governança, das entidades, das lideranças e universidades um ambiente muito favorável. Temos um conselho municipal de inovação e tecnologia atuante e forte, temos a ACEDV/CDL que representa esse hub e busca fomentar negócios e alavancar as startups, trazer inovações, as universidades que formam profissionais, além dos professores que são mestres e doutores e estão aqui nos auxiliando e tudo isso cria esse ambiente favorável e faz com que Dois Vizinhos pontue na frente de cidades muito maiores. Ficamos atrás de grandes cases de sucesso nessa questão de inovação, como Toledo, Maringá e Curitiba. Estamos muito bem e temos que parabenizar as lideranças que fomentam e interagem com o poder público em pontos bastante positivos”, avaliou Josiane Grando, presidente da ACEDV/CDL.

Ranking

Entre os municípios avaliados, o principal ecossistema empreendedor foi encontrado em Curitiba, seguido de Maringá e Pato Branco.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria