blog-details
  • 20 Jun 2023

  • Foto: Arquivo/Assessoria

  • 895

A UTFPR de Dois Vizinhos vai oferecer, no início de 2024, seu segundo doutorado: a formação será em Biotecnologia. “Esse doutorado nasceu através de uma proposta de mestrado que temos desde 2017 nos campi de Dois Vizinhos e Ponta Grossa. Iniciamos com nota 4 e, por isso, já podíamos tentar o doutorado. Pleiteamos em 2017, em 2020 e, agora, na terceira tentativa, nas instâncias superiores, autorizaram esse programa. O curso é independente da graduação e aceitamos alunos de todas as áreas. Neste momento, estamos nos mobilizando, ajustando a documentação e vamos abrir o edital a partir de agosto ou setembro, com as turmas ingressando no começo de 2024. Acreditamos que vamos oferecer 16 vagas, uma por professor”, explicou Nédia de Castilhos Ghisi, coordenadora do doutorado.

Ela falou sobre a área de abrangência. “A biotecnologia é a tecnologia a serviço ou baseada na vida, ou seja, usamos a vida para fazer, levantar as necessidades e solucionar problemas. Temos duas linhas dentro do doutorado PPGBiotech: uma que é biomoléculas e bioprocessos industriais, mais situada em Ponta Grossa, e a nossa é biotecnologia voltada a agropecuária e a agroindústria, em virtude da característica do nosso campus”, explicou. Nédia, que também coordena o Laboratório Biomolecular da UTFPR, destaca que o espaço vai receber melhorias. “Teremos um aporte de R$ 2 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para pesquisa e vamos reformar o laboratório já voltado para fazermos biomoléculas e bioprodutos a partir de transgenia”, completou.

A diretora de pesquisa e graduação, Michele Potrich, destaca que existem mais possibilidades de doutorado na UTFPR de Dois Vizinhos. “Há cerca de um ano, anunciamos o doutorado em Zootecnia e agora temos o segundo programa aprovado. Isso é muito importante porque trabalhamos com a verticalização do ensino, tendo graduação, mestrado e doutorado. Oferecemos uma estrutura com fazenda de 193 hectares, mais de 40 laboratórios na instituição, sendo que quatro são multiusuários, cadastrados na plataforma nacional e o país inteiro envia para análise e o pessoal do PPGBiotech, professores, alunos e servidores, tem trabalhado ativamente nessas pesquisas. O que é serviço para alguns, é pesquisa para outros. Para nós, como cidade de Dois Vizinhos, tem sido um diferencial porque imagina uma cidade de 45 mil habitantes oferecer dois cursos de doutorado?”, indaga

Mais cursos?

Michele adiantou que, em breve, a UTFPR de Dois Vizinhos deve ter mais cursos de doutorado oferecidos. “Nós estamos em tratativas bem avançadas com um programa de pós-graduação em informática que é da UTFPR de Cornélio Procópio para o final deste ano ou no ano que vem e, junto com eles, vamos trabalhar para se tornar doutorado. Em 2025, já estamos com tudo alinhado para um programa de pós-graduação em formação cientifica e tecnológica da UTFPR de Curitiba e teremos uma unidade aqui em 2025. Já estamos trabalhando há um tempo esse assunto com os professores do NRE de Dois Vizinhos que é mestrado e doutorado”, conclui.

Informações sobre o doutorado podem ser obtidas no site do programa. 

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias