Você lembra as atrações da 1ª Expovizinhos?

Feira aconteceu em 1993 no espaço que abrigava a loja HM na Rua João Dalpasquale.

Image
  • 24 de Junho de 2023
  • Foto: Reprodução Facebook

  • 3312

A Expovizinhos terá a sua 13ª edição em 2023. Entretanto, você lembra quais foram as atrações da primeira edição do evento? Um panfleto da feira viralizou em aplicativos de conversas e redes sociais neste final de semana e mostra como foi a feira que aconteceu entre os dias 24 e 28 de novembro de 1993.

O primeiro detalhe que chama atenção é que o evento nasceu sendo Feira Industrial e Comercial de Dois Vizinhos – hoje agrega também agronegócio e tecnologia. Os expositores foram colocados na estrutura onde hoje está instalada a Magirus Embalagens (na Rua João Dalpasquale). O local havia abrigado as Lojas HM. Ao que consta, as apresentações musicais aconteciam em um palco improvisado instalado na rua (tal qual a Quermesse).

E as atrações?

Na abertura, dia 24, o show foi com o Grupo Clave de Prata. Em pesquisa no Google, pouca coisa se encontra referente ao conjunto, mas tudo indica que a atração veio do Rio Grande do Sul. Na segunda noite, dia 25, valores regionais se apresentaram, com destaque para Franciele e Embalos da Noite. No dia 26 teve show das Paquitas, mas não as da Xuxa, era um grupo cover das dançarinas que faziam sucesso na TV Globo.

A principal atração, talvez, tenha sido Marcelo Augusto, que se apresentou na véspera do feriado, dia 27 de novembro. Ele era um ator que teve a carreira musical apadrinhada por Gugu Liberato a partir de 1991, com o álbum ‘Hey Girl’. Em 1993, havia lançado seu segundo álbum: ‘A vida tem dessas coisas’. Foram outros quatro álbuns depois de se apresentar em Dois Vizinhos e diversos singles de sucesso, como Baby, que era sucesso na época da 1ª Expovizinhos. No mesmo dia, ainda teve show no céu com Revoada das Águias e o Baile do Município.

Fechando a feira, no dia 28 de novembro, feriado municipal, teve a 2ª Taça Cidade de Kart e show com a dupla Sandy e Júnior (filhos de Xororó). Sim, o panfleto trazia a informação de que a apresentação era dos filhos do sertanejo famoso. E, de fato, devia ser necessário porque Sandy e Júnior estavam iniciando sua carreira: o primeiro álbum (Aniversário do Tatu) havia sido lançado em 1991. Sandy estava com 10 anos na apresentação, enquanto Júnior tinha apenas 9 anos.

A feira foi promovida pela então Associação Comercial e Industrial de Dois Vizinhos (atual ACEDV/CDL) que era presidida por Flávio Pagnoncelli e teve apoio da Prefeitura, cujo prefeito era Olivindo Cassol e o vice era Célio Menegat e do Sebrae/PR. Os patrocínios foram do Banestado, Sadia, Suvel e Consórcio Araucária.

Fonte: Portal Educadora