Evento é promovido pelo IDR Paraná na agência do Banco do Brasil.
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
476
Para incentivar a busca de alternativas para geração própria de energia elétrica, o Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR Paraná, em parceria com instituições financeiras e diversas entidades, promove a segunda edição da Semana das Energias Renováveis, de 26 a 30 de junho. O objetivo é sensibilizar e mobilizar produtores rurais, agroindústrias, empresas integradoras e cooperativas agropecuárias a aderirem ao RenovaPR, programa do Estado que facilita a instalação de sistemas de energia foltovoltaica e biogás/biometano. Em Dois Vizinhos, o IDR promove o evento na agência local do Banco do Brasil, reunindo consultores a partir desta segunda-feira, 26.
Arnildo Sganzerla, gerente regional do IDR, reforçou o convite para que os produtores aproveitem a oferta de placas de energia solar fotovoltaicas e biodigestores. “A nossa região tem se destacado na elaboração de projetos, são mais de R$ 33 milhões investidos no meio rural, principalmente fotovoltaicas. É um dos melhores investimentos no momento para ser feito porque o produtor rural tem o custo de energia subindo, o valor do KW está alterando e vai equiparar o rural com o urbano. Então, a gente convida os produtores para participarem desta semana, conhecer as linhas de créditos que o Banco do Brasil vai dispor, vem aí o novo plano safra 2023/24 que vai disponibilizar recursos para estes financiamentos e a viabilidade deste investimento é um dos melhores que o produtor pode fazer. Durante toda a semana, dentro do Banco do Brasil, vai ter um pessoal do IDR de plantão junto com os funcionários da agência e as empresas homologadas em Dois Vizinhos que vão esclarecer as dúvidas. Em breve, o plano safra deve acontecer e dinheiro vai ter para quem precisar financiar, instalar e produzir sua própria energia”, disse.
O RenovaPR é uma iniciativa voltada aos produtores interessados tanto na instalação de unidades solar fotovoltaicas quanto de biodigestores que transformam a biomassa em energia. Para dar andamento ao projeto, o produtor precisa buscar informação nos escritórios do IDR-Paraná.
Após 22 meses da sua criação, são R$ 1,1 bilhão liberados em 5.812 projetos acatados pelo IDR-Paraná, sendo 5.768 de energia solar e 44 de biogás e biometano. O programa também impulsionou a geração própria de energia no Estado e colocou o Paraná na 2º em segundo lugar no Brasil em geração distribuída no meio rural. com uma potência instalada de 560 MegaWatts (MW), atrás apenas do estado de Minas Girais, que tem 668 MW de capacidade. Também posicionou o estado em 4º lugar no âmbito geral.
“Traga a sua fatura de energia elétrica para fazer uma simulação. Nossos funcionários estarão à disposição para tirar duvidas sobre linhas de financiamento, especialmente as linhas de financiamento rural. O IDR vai orientar sobre os subsídios do Governo do Estado e a forma de acessa-los”, disse Jeferson, gerente da agência do Banco do Brasil de Dois Vizinhos.
Fonte: Portal Educadora com AEN