Deputado Vermelho defende redução na taxa básica de juros

Ele também falou sobre os desafios dos municípios paranaenses diante da queda de ICMS.

Image
  • 26 de Junho de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 489

O programa Sete e Meia da Rádio Educadora recebeu na última sexta-feira, 23, o deputado federal Nelsi Cogueto Maria, o Vermelho (PL), que falou sobre os desafios dos municípios paranaenses diante da queda no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. “Sentimos o reflexo disso, nos primeiros seis meses de governo, que houve uma retração em investimentos do agronegócio, comercio e indústria pela instabilidade gerada no início do governo o que é natural. Eu lembro quando começou a gestão Bolsonaro também demorou um pouco para engrenar e agora começou o governo do presidente Lula e também precisávamos trazer essa segurança de que os deputados vão votar aquilo que é preciso para que o Brasil progrida, que não vamos ter retrocessos, transmitir para o investidor essa segurança. Acredito que com o passar do tempo vamos passando essa estabilidade de que, independentemente da cor partidária de quem administra, o Brasil precisa andar e progredir, trazer os investimentos de volta e começar a melhorar”, disse.

O parlamentar acredita que com a retomada na confiança dos investidores a arrecadação das prefeituras voltará ao patamar do último ano. “Essa queda de 20 a 30% no repasse às prefeituras não foi só em Dois Vizinhos, foi em todos os municípios do Paraná. O município precisa continuar progredindo, então acredito que esta estabilidade está voltando e vai refazer a arrecadação que tínhamos lá atrás”, explicou.

As prefeituras paranaenses estão buscando formas de equilibrar as contas com diversos cortes e, ao mesmo tempo, manter as obras que já iniciaram. “As obras estão andando, mas é preciso ter um pouco de paciência. Estamos buscando os recursos, melhorando a vida da nossa gente de Dois Vizinhos, de todas as comunidades. É um trabalho importante da gestão Carlinhos e Nery com o nosso apoio tanto no Governo do Estado como em Brasília. Aos poucos vamos resolvendo os problemas e ainda tem muitas coisas boas por vir”, disse.

TAXA BÁSICA DE JUROS

Também durante a entrevista, o deputado Vermelho comentou sobre a pressão que o presidente Lula está fazendo no Banco Central para reduzir a taxa básica de juros, a Selic. “Eu entendo que todos os indicativos do Brasil estão estabilizados ou subindo, demonstrando que há de se ter sim uma redução na taxa de juros. Conversando com o ministro Haddad, na audiência pública no Congresso, fiz uma cobrança a ele e ao Banco Central porque a alta taxa de juros retrai o investimento. Quantas pessoas estão querendo investir, ampliar a sua indústria, a sua propriedade, mas não toma dinheiro emprestado porque a taxa Selic está em 13,75%, o que é um absurdo, pelo 8º mês consecutivo mantivemos a mesma taxa. Há quem diga que diminuir a Selic cria inflação, mas já estamos estabilizando a inflação, mostrando que o Brasil não acabou e precisa de uma retomada. Então, o Banco Central também precisa fazer a sua parte”, defendeu.

O deputado destacou que seguirá trabalhando pelos municípios, sem envolver discussões ideológicas. “A guerra entre extrema direita e esquerda não vai entrar. Eu preciso trabalhar como um municipalista, como um empreendedor, sabendo a dificuldade de quem gera emprego e renda nesse país. Então, nós precisamos continuar trabalhando e aprovando aquilo que é benéfico para a população”, finalizou Vermelho.

A entrevista completa está disponível no canal da Rádio Educadora no YouTube.

Fonte: Portal Educadora