Caminhada da Cooperação vai celebrar o Dia do Cooperativismo

Coopermundi, Sicoob, Sicredi, Evolua, Cresol e Coasul participam do evento que acontece no próximo sábado, 1º de julho.

Image
  • 26 de Junho de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 909

No próximo sábado, 1º de julho, acontece a Caminhada da Cooperação em Dois Vizinhos. O evento vai reunir seis cooperativas: Coopermundi, Sicoob, Sicredi, Evolua, Cresol e Coasul. O objetivo é celebrar o Dia do Cooperativismo. A saída será 7h30 da Praça Gregório Nicaretta (Imaculada Conceição) até a Praça da Amizade, com duração estimada de 40 minutos. O tema do evento é “Onde há cooperação, há vida sustentável” e os duovizinhenses, participando ou não, estão sendo motivados a doar um quilo de alimento não perecível em todas as cooperativas para celebração da data.

A ideia foi encabeçada pelo Coopermundi. “Eu entrei em contato com todos por telefone e a aceitação aconteceu de prontidão. No planejamento estratégico do Coopermundi pensamos em promoções e uma das ações foi chamar as cooperativas para uma ação comunitária. O tema será a sustentabilidade e a intenção é não parar com esse movimento. É o primeiro passo desse grupo e dessa ação intercooperativista”, disse Jair da Silva Dias, coordenador pedagógico (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) do Coopermundi.

Elvio Ribeiro, gerente da Evolua, exaltou a importância do evento. “É um momento histórico para Dois Vizinhos. Aceitamos o convite pois entendendo a importância dessa ação para o cooperativismo e isso mostra para a comunidade a força das cooperativas”, disse. Rodrigo Antunes da Luz, gerente da Cresol, exaltou a intercooperação. “É um movimento muito importante para comemorarmos o cooperativismo. Um dos princípios é a intercooperação entre as cooperativas e entre as pessoas. Esse dia é muito importante para nós, fazendo a caminhada, levando as ideias para as pessoas para que tenhamos cada vez mais pessoas no cooperativismo”, relatou.

Endrigo José Galvagni, do Sicredi, relatou que a celebração do Dia do Cooperativismo sempre aconteceu, mas de forma separada. “Cada uma fazia ações relacionadas a esse dia, sempre separadas, não tínhamos o enfoque necessário e agora juntos acredito que vamos conseguir mostrar para a população que mias empresas possam aderir essa campanha”, completa. Leila Dalmagro, do Sicoob, falou sobre a boa adesão do evento. “Sempre tínhamos interesse, vontade, mas faltava a iniciativa. O primeiro passo foi bem aceito pelo interesse de fazer parte, fazer diferente. Somos fortes sozinhos e todos temos os mesmos objetivos de cuidar do município, dos colegas, colaboradores, sociedades, numa ação que vai juntar a saúde, a doação de alimentos”, celebrou.

Por fim, Fernando Stockmann, coordenador técnico da Coasul, destacou que pessoas de outras cidades virão representar a cooperativa. “O cooperativismo deu certo, está dando certo e vai continuar dando certo. Quando olhamos o modelo de negócio das cooperativas, vemos sustentabilidade e é o que vamos mostrar nesse dia C. Temos essas discussões dentro da Coasul, a questão social, econômica dos colaboradores e associados, promovendo desenvolvimento social e econômico e também divulgando nossas cooperativas. As equipes de Dois Vizinhos, de Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e São João estarão aqui participando”, conclui.

Outras ações

Os colaboradores das cooperativas vão participar de uma doação de sangue, no dia 30 de junho, na UPA. A ação tem parceria com a Secretaria de Saúde. Além disso, na Praça da Amizade, ponto de chegada da caminhada, entre as ações programadas, está a apresentação da Fanfarra do Colégio Cívico-Militar. Além disso, haverá distribuição de água e frutas para os participantes e ações de divulgações das cooperativas. O evento terá apoio da Polícia Militar, prefeitura de Dois Vizinhos que vai ceder uma ambulância para acompanhar o trajeto e do Departamento de Trânsito de Dois Vizinhos (Deptran).

O Dia C

O professor Jair da Silva Dias ressaltou a história do Dia C. “O objetivo principal de divulgar os valores e os princípios do cooperativismo. Buscamos envolver as cooperativas locais nessa proposta e a aceitação está sendo muito boa. O Dia C surgiu em 2009, em Minas Gerais, foi tomando corpo em todo o Brasil e, finalmente em 2015, houve um reconhecimento pela ONU e adesão internacional. Ele é sempre comemorado no 1º sábado de julho, o dia internacional do cooperativismo, promovendo ações sociais, voluntárias e ficamos muito felizes com esse engajamento que estamos tendo com as cooperativas locais”.

Fonte: Portal Educadora