Ele é técnico agropecuário e tem vasta experiência na área tanto na iniciativa pública quanto na iniciativa privada.
Foto: Portal Educadora
1163
Na última sexta-feira, 23, Adão Carlos dos Santos assumiu a chefia do Núcleo Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB) de Dois Vizinhos. Com isso, ele passa a comandar a entidade regional que abrange sete municípios: Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra e São Jorge D’Oeste.
Técnico agrícola de formação, Adão chega ao cargo reunindo também experiência no setor privado. Ele participou do programa Educadora News e falou sobre sua carreira. “Sou técnico agropecuário, fiz gestão de negócios e especialização em cooperativismo e tive várias experiências profissionais. No Sudoeste, comecei em Verê, em 1981, como técnico agrícola trabalhando com as pequenas propriedades na antiga ACARPA que hoje é o IDR. Fiquei lá cinco anos. Depois trabalhei 11 anos com produção de sementes justamente nesses municípios abrangidos pela SEAB. Depois, fui um dos fundadores do Sistema Cresol e eu fui diretor da singular até a central e criamos o instituto de formação do cooperativismo solidário. Em seguida, passei pela secretaria de agricultura por cinco anos e fui prefeito de Verê, tendo uma relação direta com os agricultores e o núcleo da SEAB, só que lá pertence a Francisco Beltrão. Agora, volto para a área que me formei, me crie, claro que com as suas especificidades e vamos contribuir de outra forma, fazendo com que os municípios, a população acessem os programas, as políticas públicas do Governo do Estado e do Governo Federal. Temos um grande potencial na nossa região e é uma oportunidade de somar junto com a população, nossas lideranças e prefeitos para que todos tenham benefícios”, disse.
Adão falou sobre a transição. “Mesmo com o Ratinho Júnior (PSD) seguindo como governador é natural que, de um mandato para o outro, tenhamos mudanças. Sabemos que o governo tem uma base muito forte e que cada deputado luta para ocupar seus espaços políticos. O Alexandre [Bianchini – ex-chefe da SEAB] fez um ótimo trabalho, profissional, é querido pelo secretário Norberto Ortigara e pelos produtores, mas na nova composição o deputado Adão Litro (PSD) fez essa indicação que foi aceita e dessa forma houve a troca. O trabalho continua, mantendo as mesmas políticas do Governo do Estado, a transição tem sido tranquila, vai ser difícil substituir o Alexandre, mas vamos fazer o possível”, completou.
Reforma
A sede da SEAB está em reforma na cidade de Dois Vizinhos e a expectativa é que, em 60 dias, já seja possível retornar ao local. “Visitamos a obra várias vezes e estamos nos inteirando. Como toda a reforma ou toda a construção, temos imprevistos e, dificilmente, é concluída no prazo planejado. Ali temos o prédio que abriga também a ADAPAR que está, provisoriamente, alojada no Parque de Exposições e nós fomos acolhidos na Emater/IDR. Acreditamos que a parte que sedia o núcleo de agricultura, que é o menor, poderemos voltar em 60 dias. A parte externa, calçadas e muros talvez vá um pouco, mas até para descongestionar os espaços que nos foram cedidos, esperamos que em 60 dias a gente já consiga mudar”, conclui.
Fonte: Portal Educadora