• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Governo do Paraná prepara o lançamento do programa Bom Negócio no interior do Estado

O Bom Negócio Paraná assegura a capacitação gerencial e o crédito subsidiado. Tem como meta atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais.

Image
  • 27 de Fevereiro de 2012
  • 391

O Governo do Paraná promove a partir desta segunda-feira, no interior do Estado, uma série de reuniões preparatórias para o lançamento do programa Bom Negócio Paraná. Durante os encontros, também será discutida a instalação dos Fóruns Regionais das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná.

O objetivo é assegurar a eficiência no lançamento e na execução dos projetos, levando em conta as características regionais. Serão feitos dois encontros diários, até o próximo dia cinco, que seguem a divisão da Associação dos Municípios do Paraná.

O Bom Negócio Paraná assegura a capacitação gerencial e o crédito subsidiado. Tem como meta atingir 60 mil micro e pequenos empreendimentos formais e informais, com uma receita bruta de até dois milhões e quatrocentos mil reais por ano.

Criado para discutir políticas públicas que beneficiem as micro e pequenas empresas, o Fórum Estadual Permanente reúne 32 representantes do governo, entidades de apoio e de representação do segmento de microempresas e empresas de pequeno porte.

É a instância governamental competente para cuidar dos aspectos não-tributários relativos ao tratamento diferenciado ao setor. A meta agora, segundo o governador Beto Richa, é ampliar a atuação com a criação de fóruns regionais nas 18 microrregiões, também de acordo com a divisão da Associação dos Municípios do Paraná.

O governador lembrou também do resultado que o programa ofereceu à Curitiba, quando ele foi prefeito da capital.

O Fórum paranaense é considerado referência nacional e foi utilizado como modelo por outros estados. Além disso, os Fóruns Regionais vão atuar no processo de regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa nos municípios, sobretudo na aplicação dos benefícios previstos na legislação.

As linhas de crédito variam na base de um por cento ao mês e serão ofertadas pelo Banco do Empreendedor da Agência de Fomento.

Quanto mais capacitado o empreendedor, mais barato será o juro. Os recursos podem ser aplicados em capital de giro e na realização de obras, reformas, compra de móveis, instalações, montagens e aquisição de máquinas e equipamentos. Os cursos gratuitos de capacitação gerencial serão ministrados em parceria com entidades empresariais. Cada curso terá a duração de 66 horas, durante 22 dias.