Novo trecho do Caminho de Santiago vai homenagear Aores da Silva

Trajeto será no domingo, 9, com saída às 6h30 da Paróquia Imaculada Conceição.

Image
  • 06 de Julho de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 638

No próximo domingo, 9 de julho, acontece a 9ª Caminhada de Santiago de Compostela em Dois Vizinhos. Na ocasião, será inaugurado o terceiro trecho com o marco instalado na comunidade de São Roque e homenagem para o pioneiro Aores da Silva, um dos fundadores da Cresol. Os caminhantes partem às 6h30 da Paróquia Imaculada Conceição, num trajeto de média dificuldade de 11 quilômetros. Pontos de hidratação serão instalados durante a caminhada e os participantes serão recebidos com um café colonial (por adesão). Haverá ônibus para retorno dos caminhantes. A madrinha do trajeto será a empresária Josiane Grando. Até 2025, a expectativa é inaugurar todos os trajetos, com total de 150 quilômetros, que vão compor o Caminho de Santiago em Dois Vizinhos e vão abranger 28 comunidades.

A família do pioneiro agradeceu a homenagem. “Eu tenho muito orgulho desse agricultor familiar, que veio com nove anos para Dois Vizinhos e se instalou aqui com a família, na comunidade de Boa Vista do Chopim e até hoje residimos lá. Ele viveu 59 anos no mesmo local, foi um agricultor familiar muito ativo, muito participante na sociedade, foi secretário de agricultura do município, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais por dois mandatos e na direção da Assesoar, que é uma associação de estudos e orientação da agricultura familiar, e sempre teve esse desejo de que o pequeno produtor tivesse acesso a linhas de crédito, que ele fosse visto e essa ideia foi amadurecendo ao longo do tempo e esses 27 agricultores foram à luta. Nada, nenhum obstáculo, parou ele. Eu lembro que na época a gente morava no sítio, não tinha tempo ruim, era sol e chuva, frio, calor, a gente não tinha carro e pegava o ônibus e vinha para Dois Vizinhos em busca do sonho”, agradeceu a filha Patrícia da Silva.

“Todos são bem-vindos. O que trabalhamos hoje é para tornar o caminho mais bonito, gostoso e saudável do Brasil. Queremos um caminho florido e com árvores frutíferas. O peregrinar não é sacrifício, é superação e contemplação, como dizia o Valdir Pagnoncelli. As pessoas precisam aproveitar a caminhada, tudo de bom que tem no caminho. Estamos tentando inaugurar trajetos em diversas comunidades, do Norte, Sul, Leste e Oeste, nesse trabalho de peregrinação”, disse Ronaldo Souza, um dos organizadores da caminhada.

Terceira homenagem

Além de Aores da Silva, que será homenageado no terceiro trajeto, os caminhos de Santiago em Dois Vizinhos já inauguraram os marcos de José Maria Galvan e Valdir Pagnoncelli.

Fonte: Portal Educadora