Poço terá 1,4 mil metros de profundidade, chegando ao Aquífero Guarani.
Foto: Arquivo DV
553
No Programa Sete e Meia desta sexta-feira, 14, o prefeito de Dois Vizinhos, Carlinhos Turatto (PP), esteve acompanhado do gerente regional da Sanepar, Lindomar Votteri, para falar sobre os investimentos que serão feitos em Dois Vizinhos. A empresa havia previsto a construção de uma nova captação em Lajeado Grande, com investimento de R$ 72 milhões, projeto que foi deixado de lado para que aconteça a perfuração de um novo poço artesiano que vai buscar água no Aquífero Guarani.
A expectativa é que o novo poço solucione o problema na distribuição de água no município, que passou por recente rodízio em período de seca. “Dois Vizinhos cresce a passos largos e necessita de investimentos de infraestrutura e a Sanepar não vai deixar a desejar. Temos bastante investimento em andamento, alguns previstos, de bate-pronto, mas o nosso carro-chefe, é a construção desse poço no Aquífero Guarani. Vai ser construído ali no antigo horto, do lado da captação. Ele já foi para licitação, que será aberta no dia 26 de setembro e o poço deve ter 1.350 metros de profundidade. A água vai sair numa temperatura entre 52 a 56 graus e, por isso, vamos construir um resfriador para posteriormente bombear para a estação de tratamento e ser distribuída. A gente concluindo esse poço, atendendo as expectativas e a demanda, como o município cresce bastante, já vamos estudar outro poço para o futuro breve”, disse Lindomar.
Ele destacou que, para o verão de 2023, um poço já perfurado vai entrar em operação visando garantir o abastecimento. “Temos outro poço perfurado dentro do Parque de Exposições, atrás do palco, com 40 mil litros/hora de vazão, atrás do palco e ele será colocado em operação entre outubro e novembro, precisando apenas acertar questões de energia e deve suprir a demanda que teremos no verão”, resumiu.
O prefeito Carlinhos Turatto (PP) destacou que tem outros pedidos para a Sanepar. “Enfrentamos sérios problemas de abastecimento e no esgoto. Tínhamos um projeto grande de buscar água na Barra do Lajeado, mas até acontecer, tem desapropriações de terrenos, transtornos, então, chegamos a esse estudo que era possível fazer um poço e buscar água no aquífero guarani. Levantamos vários locais, sondamos vários locais e descobriu-se que no antigo horto poderia ser feita essa perfuração e deu tudo certo, ali teremos um poço de quase 1,4 mil metros que vai resolver nosso problema de água. Ficamos muito tempo sem investimento, nossa coleta é vergonhosa e a cidade cresceu muito. Temos 50 mil pessoas aqui vivendo e não podemos, todo final de semana, receber 20, 30 chamadas de pessoas que estão sem água”, conclui.
Fonte: Portal Educadora