Premiados em Blumenau (SC), queijos Gury são vendidos para todo o Paraná

Onório e Alexandre Gallo estiveram no Programa Sete e Meia, da Rádio Educadora.

Image
  • 17 de Julho de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 413

Recentemente, os Queijos Gury, produzidos pela família Gallo, de Dois Vizinhos, estiveram entre os premiados na 6ª edição do prêmio Queijos do Brasil, em Blumenau (SC). O queijo maturado recebeu medalha de bronze. Os produtos da marca podem ser comercializados em todo o Paraná. “A pasteurização dá a garantia de qualidade para o consumidor, seja de higiene, o leite também, tudo dentro das normas da vigilância, o fermento que a gente faz é importado da Itália e tudo agrega para o produto ser diferente. Investimos em espaço da nossa fábrica. No começo da pandemia estava baixa a produção, entrou a pandemia, pensamos que era a hora de expandir ou parar de produzir o queijo. Optamos em investir. A gente pega o leite de um produtor que só tem vacas Jersey, de primeira linha, armazenamos no tanque de expansão para produzir no outro dia. Vem a pasteurização, colocamos o fermento, depois de pronto vai para a câmara fria. O tradicional fica 20, 25 dias até ser vendido e o maturado fica 90 dias maturando. A peça, recém-feita, dá cerca de seis quilos”, explicou Alexandre.

Onório é um dos pioneiros de Dois Vizinhos. “Viemos para o Paraná em 1975 e sempre foi feito queijo. A mãe fazia, eu sempre da lavoura, colheitadeira, trabalhei com isso nas lavouras, aí fiz um curso de gestão mercadológica e no TCC eu fiz sobre um queijo orgânico. Começamos a mexer com a burocracia para vender no Estado e era muito papel e começamos a fazer comida, deixamos um pouco de lado, perdemos o foco do queijo e começamos fazer eventos. Fizemos uma construção nova, seguindo as normas da vigilância, agora estamos produzindo, estamos buscando mercado. A gente produz uns 200 quilos por semana, mas dá de chegar a 1,2 mil, 1,3 mil por semana. Temos algumas pessoas nos ajudando e sempre prezamos em manter a qualidade. Até o fim do ano queremos chegar na produção que foi planejada no começo”, explicou.

Os produtos do Laticínio Gury podem ser encontrados na cantina da família, na Casa de Frios, Mercado Belusso, No Ponto e Felini. Os mercados da Coasul revendem o produto em São Jorge D’Oeste e São João e o Mano Manfrói em Francisco Beltrão.

Fonte: Portal Educadora