AndeDV e Santiago Brasil recebem moção de aplauso na câmara

Homenagem foi concedida na última segunda-feira, 17.

Image
  • 18 de Julho de 2023
  • Foto: Reprodução YouTube

  • 478

Na sessão de segunda-feira, 17, os vereadores homenagearam, através dos requerimentos 16 e 17 de 2023, os grupos AndeDV e Santiago Brasil. A homenagem foi proposta por Márcio da Silva, Cledemir Mezzomo, Marcinho Gomes e Sandro Brunn.

A professora Samara Silva de Souza, da UTFPR de Dois Vizinhos, representou os grupos na tribuna e fez agradecimentos. “Estar aqui hoje é uma satisfação e a certeza de que o poder da caminhada pode mudar a vida das pessoas. Andar a pé, durante muitos anos, foi a principal forma de se locomover, trabalhar e conhecer novos lugares. Com a tecnologia e as inovações, a caminhada ficou esquecida. Porém, segue sendo uma das atividades mais democráticas, afinal não restringe idades, pode ser realizada em qualquer hora do dia e não é preciso dispor de habilidade especial, apenas disposição”, disse.

Ela lembrou o histórico do grupo. “Em 2018, iniciou o Caminhando com a Lu, da Luciane Reguelin. Em março de 2021, o Ronaldo de Souza deu início ao grupo de caminhada Dois Vizinhos e, em setembro de 2021, através do projeto de extensão homologado pela UTFPR, a qual eu coordeno, o ‘Ande bem com a vida – trilhando caminhos de saúde’ consolidou-se e criou toda a organização e funcionamento do atual grupo AndeDV. O projeto vem despertando nos participantes o poder esquecido de andar a pé, incentivando turismo, saúde física, mental e a oportunidade de conhecer lugares que só é possível a pé”, completou.

Ela ainda ressaltou os objetivos do grupo. “Queremos tornar a caminhada um hábito constante e saudável entre os participantes. Eu nunca imaginei que esse grupo iria crescer tanto. Somos um grupo estabelecido, com mais de 250 participantes, bastante heterogêneo, com o propósito de conhecer e caminhar. O grupo Santiago Brasil também foi criado aqui visando criar esse caminho de Santiago em Dois Vizinhos e os dois grupos começaram a trabalhar em conjunto na construção desse trajeto, que será um marco para o turismo rural e religioso, unindo comunidades e mostrando nossas belezas. Em paralelo a isso, estamos no caminho para mais um projeto de extensão em conjunto com a UTFPR para florescer e frutificar o nosso caminho. Tudo isso só e possível porque temos muitos trabalhando em conjunto e unindo esforços para motivar os caminhantes e, sem dúvida, temos um caminho perfeito para ser construído e precisamos sim de muitas mãos trabalhando em conjunto para caminharmos e termos o caminho de Santiago em DV”, conclui.

Fonte: Portal Educadora