Patrulha Escolar é homenageada na câmara

Eles receberam moção de aplauso na sessão de segunda-feira, 17.

Image
  • 18 de Julho de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 480

Na sessão ordinária da câmara de vereadores de Dois Vizinhos na última segunda-feira, 17, foi concedida homenagem a Patrulha Escolar através do requerimento 15/2023 que foi assinado pelos vereadores Cledemir José Mezzomo, Fábio Júnior Gaspar, Márcio Antônio Gomes e Sandro José Brunn. Os legisladores exaltaram o trabalho realizado pelos militares na proteção das crianças e adolescentes.

O capitão Mário Emílio Nicolau, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dois Vizinhos, usou a tribuna e falou sobre a estrutura. “O batalhão de Polícia Escolar é sediado em Curitiba, dividido em algumas companhias, nós somos subordinados a Foz do Iguaçu e, especificamente, aqui no município, possuímos somente um policial: a cabo Vânia. Ela é mentora do Proerd, é capacitada, além de fazer a divulgação para os alunos, replica as informações para novos policiais e capacitando-os. De maio para cá, com ataques nas escolas em diversas regiões, o comando da PM com o Governo do Paraná e Secretaria de Educação fizeram uma série de encontros e ficou definido deveríamos aplicar o máximo de recursos possível para atender as escolas, com orientações, capacitações de professores, pedagogos, funcionários e dos alunos. Diante disso, escolhemos e indicamos também a soldado Silvania Pinheiro, Ben Hur Kaiser e Tatiane Tortora”, disse.

Ele ressaltou que o trabalho é desafiador. “No mês passado, tivemos uma situação em um colégio onde recebemos a informação, via 190, que tínhamos um aluno armado com uma faca. Prontamente foi a equipe RPA, o setor de inteligência e eu, por acaso, estava com a patrulha escolar e também estive na ocorrência. Identificamos os alunos, levamos para a sala da diretora e todos foram encaminhados para lavratura do termo circunstancial. O que mais chamou atenção é a dificuldade que os professores vivenciam. A falta de educação, o desapego familiar, a falta de conceitos de ética, moral e princípios acabam criando uma série de desagregações em nível social. O reconhecimento é para os PM’s, mas gostaria de enfatizar a dificuldade de trabalhar com educação atualmente”, completa. Ele elogiou sua equipe. “É uma honra trabalhar ao lado desses profissionais”, conclui.

Fonte: Portal Educadora