O Dr. José Günther Menz encerrou a 12ª edição da Semana Empresarial e falou sobre como evitar o assédio na rotina das empresas.
Foto: Assessoria
480
Na última quarta-feira, 19, foi encerrada a 12ª edição da Semana Empresarial, promovida pela Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL). A última palestra foi com o advogado Dr. José Günther Menz que falou sobre assédio no trabalho. “A ideia é, justamente, mostrar essa ideia de como evitar o assédio, um combate e prevenção. Quando o assédio vem, muitas vezes, gera ações trabalhistas e o passivo já existe e buscamos, com essa fala, trabalhar o aspecto proativo, evitar que esse ato ilícito aconteça e uma eventual indenização contra a empresa. Buscamos esclarecer o que é assédio, seja moral ou sexual, e mostramos modalidades de combate e prevenção evitando um risco de indenização para os empregadores”, disse o palestrante.
Ele destacou que o assédio não acontece somente de chefe para subordinado. “As pessoas tem uma visão equivocada de que o assédio só acontece do chefe para o subordinado, mas ele acontece, no mínimo, sob três aspectos: o chefe para o subordinado, o subordinado para o chefe e, em especial, hoje, o maior número de ações são indenizações de assédio são para companheiros no mesmo grau de hierarquia na empresa, então, o objetivo é buscar e prevenir o assédio sob todas as modalidades. Todos podem trabalhar esse aspecto e evitar assédio e, com isso, ações de indenização contra os empregadores”, explicou.
Empresas de todos os tamanhos precisam ficar atentas. “A legislação é aplicável para todos, independente se é uma empresa de grande, médio ou pequeno porte. Todos precisam obedecer a lei, cumprir a lei e buscamos abranger qualquer aspecto de empresário e comércio, num tema comum a todos”, conclui.
Os parceiros da Semana Empresarial foram o Sebrae, Sudotec e Núcleo de Recursos Humanos. O evento ainda contou com apoio da Cresol e patrocínio da Dez Telecom, Vizzari, LeadFinder, Decoratti, Level10Tech e Detroit Produções.
Fonte: Assessoria