Abertas as inscrições para monitor cívico-militar no Colégio Leonardo da Vinci

Policiais militares da reserva podem participar do Processo Seletivo.

Image
  • 28 de Julho de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 1917

O Colégio Estadual Leonardo da Vinci pode se tornar cívico-militar já a partir de 2024. Uma pesquisa foi realizada com a comunidade escolar e quase 70% votou por aderir ao modelo cívico-militar, 20% votou em ensino regular e o restante em ensino integral. Diante do resultado, o Núcleo Regional de Educação encaminhou para a Secretaria de Estado e Educação (SEED) um ofício do colégio solicitando a nova modalidade de ensino. Agora, o Governo do Estado publicou o edital 044/2023 com Processo Seletivo para contratação de policiais militares da reserva, com três vagas para monitor no Leonardo da Vinci e as inscrições foram prorrogadas até a segunda quinzena de agosto. As inscrições para monitor podem ser feitas pelo link.

Assim que as vagas forem preenchidas, o maior colégio de Dois Vizinhos irá passar por uma nova pesquisa com a comunidade escolar para então tornar-se cívico-militar.

“O Colégio Estadual Leonardo da Vinci só vai conseguir se tornar Cívico-militar caso tenha policiais da reserva inscritos. Temos dois, precisamos de mais dois e agora estamos nessa campanha, conversando com o capitão Emílio (comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Dois Vizinhos) e buscando atrair esses candidatos. Ainda teremos também uma pesquisa com toda a comunidade escolar, depois que tivermos o número de policiais aptos a trabalhar como monitor e coordenador. O valor da gratificação aumentou, antes, para ser monitor era R$ 3,5 mil e agora passou para R$ 5,5 mil. Estamos aguardando as inscrições dos policiais para termos mais um colégio cívico-militar em Dois Vizinhos”, disse o chefe do Núcleo Regional de Educação, Dírsio Ferreira da Silva.

Atualmente, a única unidade de ensino cívico-militar é o Vinicius de Moraes, que implantou o modelo em 2021, após indicação do Governo do Estado e aprovação da comunidade escolar no ano anterior.

Atualmente, das 2.109 escolas estaduais do Paraná, 194 são cívico-militares via PM e 12 via Forças Armadas. Segundo a Seed, 80% das escolas que passaram para essa modalidade aumentaram a nota na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: Portal Educadora