O den4 já foi isolado em 10 estados brasileiros, inclusive em São Paulo, que faz divisa com o Paraná.
415
A entrada de mais um sorotipo do vírus da dengue, o den4, no Estado foi o tema principal da primeira reunião do ano do Comitê Gestor Intersetorial de Controle da Dengue, realizada em Curitiba. O den4 já foi isolado em 10 estados brasileiros, inclusive em São Paulo, que faz divisa com o Paraná.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, disse que estão sendo feitos o isolamento viral dos casos confirmados do Paraná e o monitoramento da entrada deste outro sorotipo. De acordo com ele, o den4 ainda não foi identificado no Paraná, porém toda a população está suscetível.
Outra preocupação abordada na reunião do comitê foi o acúmulo de resíduos sólidos que se tornam criadouros para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.
Sezifredo Paz disse que o levantamento realizado pela Secretaria da Saúde indica que 53% dos criadouros encontrados são resíduos sólidos.
As chuvas de verão, somadas ao calor típico desta época do ano, propiciam um ambiente favorável para a reprodução do mosquito da dengue. Sezifredo reafirmou a importância da participação da população no combate à dengue.
Atualmente, 87 municípios, dos 263 infestados pelo mosquito Aedes aegypti, estão em situação crítica e a maioria deles começou a apresentar confirmações a partir do mês de fevereiro. O período de maior risco segue até o mês de abril.
De acordo com o novo informe divulgado ontem, foram notificados 14.031 casos de dengue no Paraná, dos quais 385 foram confirmados.
Destes, 309 são casos de registro de infecção que ocorreu dentro do Estado. As informações completas estão na página www.combateadengue.pr.gov.br