Projeto é realizado em parceria com a Unisep.
Foto: Assessoria
614
Representantes da administração municipal de Verê e do curso de Agronomia da Unisep, de Dois Vizinhos, estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 3, para assinar o acordo de cooperação e aplicação do Projeto Engenharia das Abelhas, desenvolvido pela instituição de ensino. “A ideia deste projeto e buscar os municípios parceiros para estimular a criação de abelhas sem ferrão. A aplicação do projeto vai ser adequada a realidade de cada município. Por enquanto, temos a confirmação da aplicação do projeto em Verê, Dois Vizinhos e Cruzeiro do Iguaçu”, afirmou a Professora Juliana Radaelli.
A ideia é espalhar caixas de abelha sem ferrão em praças, escolas, instituições e famílias que quiserem participar do projeto. “Em Verê, a escolha foi de implantar o jardim de mel, a exemplo do que acontece em Curitiba, no Jardim Botânico. Para tanto, deverá ser instalado próximo a casinha do Papai Noel, na Praça Central, com diversas caixas de abelhas sem ferrão e em cada caixa a indicação da espécie, origem, onde são encontradas, nome científico, enfim todas as informações pedagógicas de cada espécie”, explicou Ederson Soika, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.
“Nós queremos com esse Projeto de colocar caixas de abelha sem ferrão na praça para estimular as crianças e alunos sobre a questão ambiental, da importância das abelhas, do uso do mel e os seus benefícios. Para que elas conheçam e peguem gosto por essas abelhas tão importante, e quem sabe voltar a cultura da criação de abelhas sem ferrão em casa, como era antigamente, em que as famílias criavam abelhas para colher o mel”, afirmou o prefeito Ademilso Rosin.
A participação da Unisep vai ser na coordenação dos trabalhos com os alunos do curso de agronomia desde a fabricação das caixas até na coleta das colmeias por meio de iscas que serão espalhadas em algumas propriedades de Verê. Por parte do município será de auxiliar em todas as ações e envolver alunos de escolas locais.
As abelhas sem ferrão são agentes cruciais para a saúde dos ecossistemas e para a segurança alimentar, desempenhando papéis fundamentais na polinização, conservação da biodiversidade e produção de alimentos e outros produtos úteis. Portanto, a preservação e o manejo responsável dessas abelhas são essenciais para o nosso bem-estar e para a saúde do planeta.
Fonte: Assessoria