3º Simpósio de Pepino Cantu e Baldissarelli está acontecendo em São Jorge do Oeste

Evento reúne autoridades e produtores para incentivar produção de pepinos.

Image
  • 17 de Agosto de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 659

Nesta quinta-feira, 17, está acontecendo em São Jorge D’Oeste 3ª edição do Simpósio de Pepino Cantu e Baldissarelli, reunindo 500 participantes de 27 municípios, além de autoridades locais, regionais e o secretário de agricultura do Paraná Norberto Ortigara. A ação busca motivar os agricultores familiares da região Sudoeste a ingressarem na cultura, inclusive, garantindo a compra futura da produção, como explica o empresário Peterson Cantu. “Todo o ano nós fizemos este simpósio para motivar e incentivar o pequeno produtor a produzir o pepino. É uma produção delicada, mas bem rentável. Nesse ano, tivemos um envolvimento grande de todo o Governo, tanto estadual quanto os municipais, porque todos eles estão vendo o quanto precisa desse incentivo no setor. Este simpósio é justamente para mostrar aos produtores toda a cadeia, tanto financeira quanto produtiva, para tentar convence-los a produzir porque é um bom negócio”, explicou.

Ele explicou que a produção na região Sul do Brasil reduz muito no inverno. “Temos duas etapas bem definidas: Agora no verão a gente produz muito aqui no Sul, entre outubro e março; no inverno, se produz menos aqui, mas tem regiões do Paraná, ao Norte, cerca de 200 km daqui que se produz quase que o ano inteiro, só no alto inverno que não, daí nós buscamos em outras regiões do Brasil que já são maiores produtores. O grande negócio é motivar a produção em estufas para alongar o ciclo e ter uma rentabilidade maior”, disse Peterson.

A Cantu Alimentos tem um grande projeto para expandir a produção. “Esse ano ampliamos a fábrica, melhoramos toda nossa estrutura comercial e hoje nós somos um dos maiores produtores do Brasil, se não o maior. O nosso projeto é, nos próximos dois anos, fazer uma das maiores fabricas do Brasil do segmento em São Jorge D’Oeste”, disse Peterson.

A prefeita anfitriã, Leila da Rocha, enalteceu a importância do simpósio para o seu município. “É um prazer para São Jorge D’Oeste sediar este simpósio. A Cantu está desde 2003, há 20 anos em nosso município, é fundamental na receita de São Jorge, na geração de ICMS e na geração de empregos. Agora com esse renome nacional sendo a maior indústria de envase de pepino do Brasil e nós temos muito orgulho de termos essa grande empresa em nossa cidade”, disse.

O secretário estadual de agricultura, Norberto Ortigara, destacou o potencial do Paraná no setor. “Nossa produção de horticultura (legumes, verduras, flores e frutas) é pujante, mas aquém daquilo que temos como potencial. Então, toda a iniciativa que fizermos para incrementar ainda mais a produção deste setor, vai trazer oportunidade de emprego, renda e é dinheiro de menos saindo para outros estados para abastecer o nosso consumo. Fora o potencial que temos quando se produz, processa, embala e dá um valor diferenciado, é a chance de alcançar mercados até internacionais. Eu parabenizo as empresas em fazer essa parceria com os agricultores para fazer algo que traga uma boa renda. Obviamente requer cuidados, boa técnica e conhecimento”, finalizou.

Fonte: Portal Educadora