Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2023 terá muitas ações

O tema em 2023 é: Conectar e somar para construir inclusão.

Image
  • 18 de Agosto de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 701

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é celebrada em todo o Brasil entre 21 a 28 de agosto e em 2023 terá o tema “Conectar e somar para construir inclusão”. Em Dois Vizinhos, a Escola Colibri, mantida pela Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) planejou uma grande programação que teve início ainda na quinta-feira, 17, com entrevista ao Programa Sete e Meia da Rádio Educadora, onde participaram as profissionais que atendem na Apae de Dois Vizinhos, Maria Eduarda (fonoaudióloga), Ana Begnini (fisioterapeuta) e Any Bachi (psicóloga), além da diretora da Escola Colibri, Elaine Bonato e o presidente da Apae, Carlos Fochesato.  A programação segue no sábado, 19, com gincana com as famílias; na segunda-feira, 21, pela manhã, acontece outra gincana da Apae/Colibri com os alunos da Escola 28 de Novembro; na terça-feira, 22, acontecem visitas a Prefeitura, Secretaria de Educação, Núcleo Regional de Educação e Secretaria de Assistência Social; na quarta-feira, 23, é o Dia da Beleza; na quinta-feira, 24, os alunos maiores de 15 anos vão participar de uma matinê na Apae de Cruzeiro do Iguaçu, enquanto os que ficarem na Escola Colibri vão se divertir com brinquedos infláveis; e encerrando a programação na sexta-feira, 28, acontece a oficina de artes plásticas com o artista Hertal Vasconcelos de Oliveira de Francisco Beltrão.

CONECTAR E SOMAR PARA CONSTRUIR INCLUSÃO

A diretora da Escola Colibri e fundadora da Apae de Dois Vizinhos, Elaine Bonato, explicou sobre o tema deste ano. “É um tema lançado pela federação nacional das Apaes, tendo em vista que o Brasil possui uma das legislações mais avançadas e modernas no que diz respeito aos diretos e as garantias das pessoas com deficiência. Entretanto, a inclusão está muito distante de ser plena em nosso país, então este tema vem para trazer à comunidade a importância de se respeitar e reconhecer a pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autistas de suas capacidades, suas potencialidades e do quão importante elas são para a nossa sociedade”, disse.

A semana não envolve apenas pessoas com Síndrome de Down ou autistas. “O mundo é composto por uma diversidade e, dentro disso, estão as pessoas com intelectual, múltipla e autismo, que é o que nós atendemos, mas não podemos nos esquecer das pessoas com deficiência visual ou apenas física propriamente ditas”, explicou Elaine.

Fonte: Portal Educadora