Duovizinhenses contam experiência de participar da JMJ 2023 e ver o Papa

Evento foi realizado em Lisboa, Portugal e teve a presença do Papa Francisco.

Image
  • 23 de Agosto de 2023
  • Foto: Arquivo pessoal

  • 631

Dois jovens de Dois Vizinhos, Robson Baldissera e Camila Kriger, participaram da Jornada Mundial da Juventude 2023, realizada em Lisboa (Portugal) de 1º a 6 de agosto com mais de 1,5 milhão de jovens reunidos. Os amigos participaram do programa Sete e Meia da Rádio Educadora de segunda-feira, 21, onde contaram a experiência de presenciar o maior evento para jovens da igreja católica.

Robson deu detalhes da programação e das visitas aos santuários. “Passamos seis dias na Jornada, de segunda a domingo e encerrou com a vigília, a missa com o Papa Francisco. Após, passamos mais uma semana conhecendo santuários marianos na região, na cidade de Fátima (Portugal), que inclusive foi onde ficamos alojados por ser próxima a Lisboa, depois fomos para Salamanca (Espanha) que é uma cidade teológica histórica da nossa igreja, fomos também para o Santuário de Lourdes (França) e finalizamos em Paris para conhecer”, detalhou Robson.

Camila contou sobre a emoção em ver o Papa Francisco. “Ficamos bem no alambrado, onde o Papa passou com o Papamóvel que é aberto e conseguimos ver perfeitamente. Foi bastante emocionante. O Papa está com problemas de saúde e está bem debilitado, mas ver todo o esforço que ele estava fazendo para estar lá com a juventude, mostrar a sua presença, mostrar ele como o pai da igreja, essa força espiritual que ele tem sobre toda a igreja, estando lá mesmo com dificuldade de levantar ou de falar, fez a gente sentir a presença de Deus no meio de nós”, disse Camila.

Foram mais de 30 mil voluntários envolvidos na organização da Jornada Mundial da Juventude 2023. “A Jornada acontece anualmente em um Domingo de Ramos em Roma, só que a grande jornada, que é essa que a gente participou, onde existe a participação de jovens do mundo todo, acontece em geral a cada dois ou três anos e a próxima só vai ser realizada em 2027, em Seul (Coreia do Sul) porque no meio do caminho, em 2025, temos o Jubileu da igreja em Roma”, explicou Robson.

Foram 16 dias de viagem para participar do evento em Lisboa. Robson e Camila foram com o grupo Santa Carona, que produz conteúdo para a internet e ajuda caroneiros e jovens católicos a viver experiências com Deus.

A entrevista na íntegra está disponível no Youtube da Rádio Educadora.

Fonte: Portal Educadora