Eduardo Zgoda foi homenageado com moção de aplauso na câmara

Ele é o Auditor Fiscal Federal Agropecuário e atua no Serviço de Inspeção Federal (SIF) dentro da BRF de Dois Vizinhos.

Image
  • 29 de Agosto de 2023
  • Foto: Jair Bonato/Jornal de Beltrão

  • 740

Na noite de segunda-feira, 28, durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, foi realizada a homenagem, através de moção de aplauso, para o médico veterinário Eduardo Zgoda, que é auditor fiscal federal agropecuário do Serviço de Inspeção Federal (SIF) da BRF de Dois Vizinhos. No seu pronunciamento, ele fez vários agradecimentos e exaltou sua equipe. “Agradeço imensamente os funcionários do SIF que fazem parte desse reconhecimento. Sem vocês, não estaria aqui. A equipe que temos aqui é uma das melhores do país, um pessoal comprometido, sério, independente, e, se chegarmos lá dentro do abate agora, estará tudo organizado. O pessoal cumpre o que se determina e zela pelo serviço de inspeção federal. Agradeço também aos funcionários da BRF, os diretores, nosso contato é grande e de muito respeito. Somos fiscais, mas tem que haver o respeito mútuo para produzirmos alimentos seguro, de qualidade, destinado para várias partes do mundo. Essa é a metodologia que seguimos. É um trabalho que não aparece muito, mas é muito importante porque o alimento tem que ser seguro, ter qualidade e segurança alimentar”, destacou.

Ele tratou o momento como histórico. “A gente nunca sabe o que vai acontecer na nossa vida. Eu sempre prezei por ser íntegro e trabalhar muito, ser sério, buscando o melhor e dando o meu melhor em tudo o que eu fiz. A vida é cheia de surpresas e essa, para mim, é uma honra muito grande. Eu lembro que meu primeiro chefe me disse que estávamos ali não para condenar produto, estávamos ali para dar o melhor destino”, completou.

Ele também relembrou a sua trajetória profissional e falou sobre a importância de se lutar pela manutenção do homem no campo. “Eu conheço a realidade do campo, do pequeno produtor e, então, às vezes vejo, o quão é importante incentivar o pequeno produtor, que tem suas vaquinhas, para ficar na roça. É uma questão até humanitária porque muitas vezes eles não enfrentam condições favoráveis. Muitos se mantêm no campo porque tem alguém aposentado na família, se não só o campo não gera renda”.

Histórico

Eduardo Zgoda se formou em medicina veterinária em 1994 na UDESC. Durante sua carreira, atuou em Cascavel, no período de 1994 a 1996, na Prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu de 1997 até 1998, na SEAB, atualmente ADAPAR, entre 1998 e 2001 e no Serviço de Inspeção Federal em Dois Vizinhos desde 2002. Ele exerce, atualmente, a função de Auditor Fiscal Federal Agropecuário. Atuou como presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu entre 2014 e 2017, sendo o idealizador da cobertura das mangueiras no Parque de Exposições de Dois Vizinhos. “Eu não tinha experiência em inspeção de aves. Quando você chega, o pessoal fica desconfiado, a equipe já era formada e eles me ensinaram muito. Eu sabia da técnica, mas não tinha a experiência. Trabalhando, a gente foi entendendo e assim foi passando o tempo. Em 2004, a empresa solicitou o aumento da velocidade de abate e a criação do terceiro turno. Analisamos, discutimos tecnicamente e o parecer foi favorável. Em 2011, a empresa veio com mais um projeto pra aumentar a velocidade. Foi discutido, eu não tinha certeza se conseguiríamos inspecionar frango a frango na velocidade de 12.500 frangos por hora e nos tornamos o primeiro estabelecimento a trabalhar nesse sistema. O projeto foi muito bem elaborado, discutido e, em 2012, aconteceu. A gente não aprova aqui, mas dá parecer. Hoje o abate está muito melhor do que era em 9 mil. Muitas empresas também optaram em aumentar a velocidade. De 500 mil que abatia, tem aprovado para abater 724 mil. Aumentou 200 mil frangos por dia. Quando entrei no SIF, eram 70 funcionários e hoje são 350. Eu fico muito agradecido com o reconhecimento, fico feliz, sempre presei por ser correto e hoje existe uma maturidade muito grande, um respeito entre a inspeção e a empresa”, conclui.

No requerimento 018/2023, que concedeu a homenagem, os vereadores exaltam o trabalho realizado por Eduardo. “Por meio desta homenagem, a Câmara de Vereadores busca expressar, em nome dos munícipes, a nossa gratidão a esse ilustre cidadão duovizinhense pelo seu empenho e dedicação em prol de nossa comunidade, desejando sucesso e realizações em todas suas missões”, diz o documento.

Fonte: Portal Educadora