Evento acontece entre os dias 5 e 10 de setembro, no Pátio da Suvel, e tem parceira com o Viveiro Daneluz.
Foto: Arquivo Portal Educadora
1267
Na próxima terça-feira, 5 de setembro, começa a 35ª edição da Feira de Mudas do Rotary Clube de Dois Vizinhos. O evento tradicional será no Pátio da Suvel até o domingo, 10 de setembro, e tem parceira com o Viveiro Daneluz, de São Jorge D’Oeste. Serão comercializadas mudas frutíferas, ornamentais e de jardinagem com certificação fitossanitária. “Todas as edições da feira de mudas são especiais. Para uns, servem para implementar o pomar enquanto para outros para deixar a casa mais bonita. Estamos trabalhando há algum tempo com esse evento e todos estão convidados para participar. Temos essa parceria com o Daneluz há muitos anos, sabemos da credibilidade do viveiro e todos que adquirem as mudas, não tem reclamações”, disse João Paulo Baptista dos Santos, presidente do clube.
Sérgio Marchese, membro do clube, destacou que os rotarianos e os colaboradores do viveiro estarão disponíveis para orientações de como plantar e cuidar das mudas. “Eles orientam, mas os companheiros também acabaram aprendendo bastante coisa depois de tanto tempo de feira. Agora, as mudas de setembro, por exemplo, você já pode adubar a cova. Na de junho, eles orientam não adubar porque se vem geada, pode queimar a planta. Quem comprar a sua planta vai saber sobre o tamanho da cova, o que é para por, o que vai produzir, o tipo de fruto, são várias orientações. Temos uma inovação esse ano, onde as mulheres de rotarianos vão ajudar na venda de flores, mas teremos esse apoio. Sempre procuramos trazer alguma e vamos animado para essa feira”, disse.
Ele relembrou a história da feira. “Inicialmente foi o Dilme Grando, que trabalhava na Sadia, que teve essa ideia. O Rotary precisava de recursos para o social e se pensou na feira de mudas. Em 1992, se não me engano, a gente começou esse trabalho. No início, era um evento por ano. Depois, começamos a fazer duas e tem dado bastante certo. Dá bastante trabalho, mas é muito legal. Temos que agradecer muito a Suvel porque nos cede o espaço sem custo, com monitoramento de segurança que nos ajuda, então, uma parceira bastante importante”, completa Sérgio.
Marcio Gnoatto, coordenador Feira de Mudas, destacou que também haverá a venda de vasos para as plantas. “Além disso, teremos a parceira do Interact e Rotaract que vão nos ajudar na descarga, orientação e vão montar uma barraca para comercializar salgados e refrigerantes. Eles nos ajudam em outras promoções e na venda de mudas ainda não participavam. Esse evento para mim é muito importante e eu sinto uma gratidão muito grande de comprar uma muda, levar para o sítio, plantar e colher o fruto. Vale lembrar que temos a causa social, estamos angariando fundos para o Banco Ortopédico, os outros clubes também estão trabalhando para construirmos a sede desse espaço tão importante para a sociedade. Vamos seguir dando nossa participação, como aconteceu com costelão e porco maturado”, conclui. As compras podem ser feitas em dinheiro, no cartão de débito, crédito (em até três vezes) e no PIX.
Fonte: Portal Educadora