• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

EDUCADORA NEWS

com

WELLINGTON BASSO
ALEXANDRE BAGGIO
RENATA PAGNONCELLI
ISLAN ROQUE

Quase metade das ocorrências atendidas em DV são acidentes de trânsito

Até o dia 5 de setembro, os Bombeiros atenderam 489 acidentes sendo que mais de 200 foram causadas no trânsito.

Image
  • 05 de Setembro de 2023
  • Foto: Arquivo

  • 875

O socorro público é uma das atividades constitucionais atendidas pelo Corpo de Bombeiros e os atendimentos a acidentes de trânsito são cerca de 50% dos atendimentos em Dois Vizinhos. “Temos as estatísticas e, em 2023, foram 489 ocorrências atendidas pelos bombeiros até dia 5 de setembro e, quase metade, é acidente de trânsito. É a maior parte dos nossos atendimentos aqui. O que mais chama atenção são as colisões: temos o atropelamento, capotamento, colisões diversas, que são a maioria, saídas de pista, tombamento, choque contra anteparo e queda de veículo (bicicleta ou moto) mas a maior parte dos nossos atendimentos envolvem automóveis já que, entre todos, foram 74 colisões e 35 envolveram automóveis. Até o fim do ano devemos ter cerca de 900 e sempre próximo a 50% são atendimentos de trânsito”, explicou o Tenente Tavares, do Corpo de Bombeiros.

O número de óbitos também surpreende. “Atendemos 61 vítimas em Dois Vizinhos. A maioria são ferimentos leves, mas foram seis acidentes com pessoas com ferimentos moderados, cinco com ferimentos graves e cinco óbitos. Isso, claro, abrange as rodovias que envolvem muitos riscos. As causas são complicadas de abordar. A gente chega após o ocorrido e nos preocupamos com segurança para não termos outros acidentes e, claro, no atendimento às vítimas”, explica.

O tenente pediu atenção dos motoristas e dos pedestres no trânsito. “As distrações podem ocasionar acidentes. Na semana de trânsito procuramos propor que a pessoa coloque a mão na consciência, meça suas ações e as dos outros para reduzir os acidentes. Temos que ter atenção na cidade e nas rodovias, respeitar a legislação de trânsito e a legislação. Temos diversas placas, alguns não veem por desatenção”, completou. Ele ainda pediu para que as pessoas tenham calma ao se deparar com uma situação de acidente. “Dentro do 193, existe uma triagem que precisa ser feita, principalmente, precisamos saber a cidade que a pessoa está falando para que a gente consiga chegar mais rápido. Ao ser triado, o despacho da viatura é imediato e manter a calma é bem importante”, conclui.

Fonte: Portal Educadora