Formação abrange os profissionais ligados a epidemiologia e vacinação.
Foto: Assessoria
650
Até a próxima quinta-feira, 14, no Hotel Lago Dourado, em Dois Vizinhos, está acontecendo uma importante formação destinada a todos os enfermeiros e técnicos que trabalham nos setores de epidemiologia e vacinas nos municípios abrangidos pelas 7ª (Pato Branco) e 8ª (Francisco Beltrão) regionais de saúde, que abrangem os 42 municípios do Sudoeste.
O curso está sendo ministrado por profissionais capacitados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Os profissionais serão responsáveis por atividades de microplanejamento para vacinação de alta qualidade. Esse processo parte do reconhecimento da realidade local, caracterizando a população alvo para identificação das ações de vacinação internas e externas mais eficazes.
Os objetivos são identificar a população-alvo do nível local, determinando as estratégias e ações de vacinação, a gestão dos recursos e o plano de ação local, a realização de ações de mobilização, comunicação social e acompanhamento do processo de fornecimento de vacinas, insumos e materiais, o que garante a qualidade do serviço para execução da vacinação e monitorar o avanço da cobertura de vacinal, identificando áreas de populações suscetíveis de não vacinados.
“Agradecemos a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em nome do secretário Beto Preto, pela oportunidade de realizar um evento de tamanha relevância na qualificação do processo de trabalho que envolve a imunização da população e prevenção de doenças, possibilitando que as equipes adotem estratégias para alcançar as pessoas mais vulneráveis, ampliando nossa capacidade de atuação nas coberturas vacinais e proteção das pessoas”, destacou Nádia Zanella, Diretora da 8ª Regional de Saúde.
Fonte: Assessoria Adaptada