Reformas acontecem para receber exposição ranqueada das raças Hereford e Braford.
Foto: Portal Educadora/ arquivo
637
A Sociedade Rural Vale do Iguaçu está finalizando a reforma das mangueiras dos animais no Parque de Exposições para a Expovizinhos 2023 – feira da indústria, comércio e agronegócio de Dois Vizinhos que acontece de 23 a 28 de novembro.
O secretário da entidade e médico veterinário, Itamar Boaretto, falou sobre as reformas. “O presidente Davi Chioca Júnior teve uma conversa com o pessoal das raças Hereford e Braford para termos uma exposição ranqueada, que vale ponto a nível nacional. Veio um técnico de Bagé (RS) fazer uma vistoria nas nossas instalações e achou que estão apropriadas, mas pediu para fazermos uma estrutura para o julgamento dos animais rústicos, que são aqueles animais que são puros, são PO (Puro em origem), mas não são mansos de argola e, por isso, não vão ficar nos pavilhões. Então, eles ficam nas mangueiras e ao lado nós começamos a construção de outra mangueira onde os jurados farão o julgamento desses animais. Com isso, a gente terá uma oferta maior de animais de argola, de produtores que vão vir não só do Paraná, mas também de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, trazendo animais de grande qualidade, de grande potencial genético para a Expovizinhos”, explicou Itamar.
O presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu, Davi Chioca Júnior, explicou que os julgamentos dos animais acontecem na sexta e sábado de Expovizinhos. “As reformas estão praticamente concluídas, até semana que vem será feita a pintura. Foi necessário porque agora tem uma modalidade dentro do julgamento das raças Hereford e Braford, que é o que eles chamam de gado rústico. Então foi criada essa nova modalidade e nós tivemos que fazer uma adequação nas mangueiras para que seja feito esse julgamento. Não é um gado bravo, mas não é manso em corda, então tem que ser julgado nas mangueiras. O julgamento do rústico será no dia 24 de novembro, na sexta-feira e do gado de argola no dia 25, sábado. É uma novidade para Dois Vizinhos porque é a primeira vez que eles vêm aqui, será um julgamento ranqueado nacional, mas com convite para termos uns 70 animais no julgamento de argola e mais uns 40 no rústico”, explicou Davi Chioca Júnior, presidente da entidade.
A Sociedade Rural Vale do Iguaçu é a responsável por toda a parte do agronegócio na Expovizinhos. Durante a feira, também serão realizados leilões, no dia 19 e 26 de novembro, será criado um novo espaço para os pequenos animais, caprinos e ovinos, além da já tradicional amostra de gado de leite e multi raças.
Fonte: Portal Educadora