Nenhuma escola vai ser fechada, garante Dírsio Ferreira da Silva

Existe uma possibilidade de troca de endereço: o Ceebja passaria atender junto com o Duque de Caxias e o Lonny Lange assumiria a estrutura do Ceebja.

Image
  • 27 de Setembro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 1705

A prefeitura de Dois Vizinhos, através da secretaria de educação, está conversando com o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos pleiteando um remanejamento de estruturas para que, em 2024, a Escola Lonny Lange passe a atender em tempo integral. Atualmente, a escola municipal funciona em dualidade com o Duque de Caxias e, para que possa ampliar o atendimento, poderá haver uma mudança de endereço: o Lonny Lange passaria a utilizar a estrutura de 12 salas onde está instalado o Ceebja (antigo João Paulo II) que será realocado para uma dualidade com o Duque de Caxias.

“Esse assunto envolve o Duque e o Ceebja. Nós, como Núcleo Regional de Educação (NRE) prezados pelo diálogo, pela conversa, porque representamos o Estado do Paraná aqui em Dois Vizinhos. Nunca cogitamos a ideia de fechar o Ceebja ou o Duque de Caxias. Conversamos com os diretores há algumas semanas sobre o assunto e como o governo vem trabalhando muito forte na possibilidade de oferecer mais escolas em tempo integral olhamos para duas estruturas. Percebemos que o Ceebja vem perdendo alunos, hoje temos 309 matrículas contando com as APED’s que são descentralizadas em São Jorge D’Oeste, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu. Se descontar as Apeds, vem para 251 alunos. Nesse ano, começou o EAD, vamos ter 83 alunos nessa modalidade, sobram então 170 alunos. Esse prédio que tem 12 salas para atender três turmas pela manhã, com cerca de 50 alunos. À tarde só temos uma turma que são três alunos especiais, ou seja, uma sala ocupada, e a noite temos mais alunos o que pensamos? Na possibilidade do Ceebja ir para o prédio onde funciona o Duque de Caxias e o Lonny Lange vir para o prédio onde funciona o Ceebja para se tornar uma escola em tempo integral. No Duque de Caxias fica o ensino fundamental de 6º ao 9º ano e a EJA (Educação de Jovens e Adultos). É uma otimização de espaços. Para o NRE, teremos só uma escola para atender, não mais dois espaços. O município fica com o Lonny Lange no espaço do Ceebja”, disse Dírsio Ferreira da Silva, chefe do NRE de Dois Vizinhos.

A mudança aconteceria para o início do ano letivo em 2024, que tem início programado para 5 de fevereiro e a expectativa é atender mais de 300 alunos com ensino integral. “Nunca se falou em fechar a Escola Duque de Caxias. Hoje, eles têm um excelente diretor, o Mauro, é uma escola com dualidade com a Lonny Lange, mas hoje, tanto a união, quanto o Estado, exigem que o município implantem mais o ensino integral. Nós, com a Silvana (Dal Molin – secretária de educação), com a diretora de ensino, Leda Ferrari, a equipe pedagógica, fomos surpreendidos por essa informação que pode afetar o repasse de recursos de ICMS se não tivermos um número x de alunos com ensino integral. Eu, o meu vice Nery, discutimos e estamos preocupados com essa situação porque além dos recursos que estão sendo diminuídos, se começarmos a perder mais ICMS, não vai ter viabilidade. A preocupação dos pais é que os filhos recebam amor, educação e alimentação saudável. Isso que tem no ensino integral e isso que vai ser feito em Dois Vizinhos, por isso, essa mudança é importante para o município”, conclui o prefeito Carlinhos.

Fonte: Portal Educadora