Projeto Saúde na Horta estimula o plantio de plantas tradicionais

Horta foi montada no centro de convivência dos idosos.

Image
  • 29 de Setembro de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 669

A Secretaria da Mulher, Idoso e Juventude, em conjunto com a UTFPR, está promovendo o projeto ‘Saúde na Horta’. Além de aspectos ambientais, o projeto trabalha também ações pedagógicas, de saúde e sociais, com objetivos de estimular a alimentação saudável, a multiplicação de conhecimentos, o resgate da história e a inclusão social.

A primeira etapa coletou ervas já existentes no local para sua reprodução, além de limitar os canteiros, preparar da terra, adubar e irrigar constantemente para que a mesma tenha os nutrientes e esteja preparada e adequada ao cultivo das mudas. Somente após esse processo, o espaço vai receber as diversas espécies de mudas medicinais.

De acordo com o professor Dr. Jean Carlo Possenti, coordenador do Grupo PET Agricultura Familiar da UTFPR , a ideia é que os idosos atendidos pela entidade auxiliem na manutenção de mudas de plantas tradicionais. “Muitas vezes o cultivo de algumas plantas se perde por conta do tempo e são esquecidas. Isso também vai fazer com que os idosos, ao se ocuparem na atividade, possam interagir com os universitários, passando experiências das suas vivências”, diz.

A secretária da mulher, idoso e juventude, Silvana Pellin, destacou a importância da parceria. “Quem nunca foi socorrido com aquele chazinho especial de ervas medicinais tão comum feito pelos nossos bisavós, avós ou seus pais? Esse projeto busca resgatar histórias antigas e muito mais saudáveis que agora através da inclusão social, une jovens estudantes da UTFPR junto aos idosos do Centro de Convivência do Idoso”, destacou. O mesmo grupo de acadêmicos já executa um trabalho semelhante na Casa da Paz.

Fonte: Portal Educadora com Assessoria