Prefeito Carlinhos e secretários terão outras audiências no Distrito Federal.
Foto: Assessoria
868
Prefeitos de mais da metade dos municípios brasileiros, entre eles 200 do Paraná, estão nesta terça, 3, e quarta, 4, em uma grande mobilização em Brasília cobrando o Governo Federal e o Congresso Nacional para atender as pautas da CNM (Confederação Nacional de Municípios) na campanha “Sem repasse justo, não dá!”. Uma comitiva duovizinhense, formada pelo prefeito Carlinhos Turatto e os secretários Nilton de Almeida (Planejamento), Valdemar da Silveira (Habitação) e Vilmar Duarte (Finanaças, também participam do movimento.
As prefeituras pedem a aprovação de um adicional do FPM e ainda a colocação em regime de urgência da pauta municipalista, no Congresso Nacional; a agilização da reforma tributária, em tramitação no Senado, que garanta mais recursos para os pequenos municípios; a correção de valores dos convênios, reduzindo as contrapartidas dos municípios; mais verbas para o pagamento do piso da enfermagem; a repatriação de receita do Exterior em benefício das prefeituras; mais recursos para o SAMU e para a realização de cirurgias e procedimentos de saúde nos municípios; e o pagamento de emendas parlamentares pelo Governo Federal.
Dados da CMN junto com a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), mostram que 52% dos municípios do Paraná tiveram déficit nas contas no primeiro semestre do ano.
“Estamos em Brasília (DF) acompanhando o prefeito Carlinhos Turatto nessa mobilização municipalista, organizada pela confederação nacional dos municípios (CNM) que visa uma cobrança mais efetiva por parte dos municípios, das prefeituras, em relação a queda de repasses, das receitas, do FPM. Queremos que o governo pague as perdas para ajustar as contas, estamos num período de dificuldade, de crise, isso não acontece somente em um município, no Estado, está acontecendo em todo o Brasil, por isso, estamos realizando essa mobilização para que as lideranças façam a compensação das perdas que tivemos”, disse o secretário Nilton de Almeida.
AUDIÊNCIAS
Aproveitando a presença em Brasília, a comitiva duovizinhense terá outras audiências importantes. “Temos agenda, acompanhados do deputado Paulo Litro, no Ministério da Pesca, convidando o ministro para a abertura da nossa Expovizinhos, também o prefeito, como presidente do Pró-Caxias, vai levar o ministro para a região para ele conhecer nossos lagos e pleitear investimentos na nossa região. Temos também audiência marcada junto ao Ministério da Agricultura e estaremos na secretaria de aviação civil (SAC) vendo o andamento, cobrando celeridade em relação ao aeródromo do Pró-Caxias. Vamos participar de uma reunião com a bancada dos deputados federais do Paraná, também cobrando para que eles se empenhem na cobrança do Governo Federal para olhar aos municípios nesse momento de dificuldade, reconhecendo e pagando os valores que os municípios tem de direto e até agora não foram pagos. A agenda é bem corrida nesses dois dias, mas bastante positivas, vários eventos acontecendo, sempre representando Dois Vizinhos para poder cobrar que o nosso município possa estar cada vez melhor”.
Foto: Prefeitos, Neco (Chopinzinho), Carlinhos Turatto (Dois Vizinhos) e Elídio (Manguerinha)
Fonte: Portal Educadora