Com credenciamento, ambientes poderão ter acesso a recursos públicos e incentivos fiscais.
Foto: Sudotec
604
Dois Vizinhos teve quatro projetos aprovados no Edital de Credenciamento de Ambientes Promotores de Inovação, divulgado na terça-feira, 3, numa iniciativa do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA), tendo como objetivo fortalecer a competitividade empresarial e promover o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação.
O credenciamento é destinado a espaços públicos e privados que favoreçam atividades de empreendedorismo e inovação como pré-incubadoras, incubadoras, aceleradoras, centros de inovação, laboratórios de prototipagem, agências de inovação, núcleos de inovação tecnológica e parques tecnológicos.
Em Dois Vizinhos, os ambientes promotores de inovação credenciados foram: a SUDOTEC (Associação para o Desenvolvimento Tecnológico do Sudoeste do Paraná), a SPRINT (Incubadora da Universidade Tecnológica Federal de Dois Vizinhos – UTFPR) e o Ciklo2vizinhos (da Associação Empresarial de Dois Vizinhos – ACEDV), além do “Parque Tecnológico de Dois Vizinhos” que está em fase de planejamento e implantação junto ao SESI, após a aprovação da Lei nº 2.734/2023.
A expectativa é que com o credenciamento, em conformidade com a Lei Estadual de Inovação do Paraná (Lei nº 20.541/2021), esses ambientes tenham acesso a recursos públicos e incentivos fiscais.
LIDERANÇAS COMEMORAM
"Esta conquista representa um passo significativo para o desenvolvimento tecnológico do nosso município, pois insere definitivamente, Dois Vizinhos no cenário nacional da inovação e reforça ainda mais nosso empreendedorismo tecnológico e relação com todo o ecossistema. As cidades inteligentes são feitas por pessoas que querem melhorar e transformar as cidades onde moram e os espaços de inovação favorecem que ideias, empreendedorismo e network contribuam para essa melhoria e fortaleçam o ecossistema de inovação”, disse o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação, Marcus Glauco Faria de Sant'Anna.
"A aprovação desses ambientes de inovação é um testemunho do potencial de Dois Vizinhos para se tornar um polo tecnológico. Estamos ansiosos para as oportunidades que isso trará aos nossos empreendedores e à nossa cidade”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexsandro Alff.
"Estamos satisfeitos e muito felizes em ver Dois vizinhos se tornando um centro de inovação e tecnologia. Já temos muitas empresas privadas de tecnologia e agora, com esses credenciamentos, com certeza veremos o fortalecimento e o crescimento econômico do nosso município e a criação de um futuro ainda melhor para todos nós”, finalizou o prefeito Carlinhos Turatto.
Fonte: Assessoria