Assinado termo de cedência da estrutura do Ceebja para o município

Em 2024, Escola Municipal Lonny Lange será transferida para o espaço, equanto o Ceebja vai funcionar junto com o Duque de Caxias.

Image
  • 05 de Outubro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 1157

Na manhã desta quinta-feira, 5, o prefeito Carlinhos Turatto (PP) assinou, juntamente com a secretária de educação Silvana Aparecida Dal Molin e a diretora de ensino Leda Maria Ferrari, o documento de cedência de estrutura do Estado, onde atualmente está instalado do Ceebja, para o município. Agora, segue o trâmite para que, em 2024, a Escola Municipal Lonny Langue seja instalada na estrutura, enquanto a Educação de Jovens e Adultos passará a funcionar em dualidade com o Colégio Estadual Duque de Caxias.

Com isso, a escola municipal passará a ter ensino integral em 2024. “Tivemos um processo democrático, chamamos os diretores do Ceebja, do Duque e do Lonny para entrar num acordo como seria feita essa mudança. Posterior a isso, a diretora do Lopnny concordou om a mudança, o diretor do duque também e nós vamos mudar agora para o Ceebja que passará a ter dualidade com o Duque. A comunidade escolar já se reuniu com a coordenação do municipal, foram explicados os benefícios e a comunidade gostou da ideia porque vamos poder estruturar melhor o prédio novo porque temos mais espaço. Hoje, o Lonny não tem nem biblioteca e agora vai poder ter, além de uma sala maker, sala de informática, que vai dar mais qualidade para os alunos”, explicou Silvana Dal Molin, secretária de educação.

O prefeito exaltou a equipe da secretaria de educação e a parceira com o Estado. “A Secretaria Estadual já mandou a documentação, já passou pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) e agora estamos assinando essa cedência. O prédio ficará com responsabilidade do município e terá um número de alunos em ensino integral. Temos que deixar tudo pronto para que, no fim do ano, já estejamos com os alunos matriculados. Vale lembrar que, se nós não cumprir com essas metas de termos 65% dos alunos em ensino integral, vamos perder, a partir de 2025, em torno de R$ 600 mil por mês. Eu estou de passagem e não podemos deixar esse legado para o município”, disse.

Ele pediu compreensão da comunidade. “Espero que a comunidade escolar de Dois Vizinhos entenda o que está acontecendo. Temos a responsabilidade de fazer a coisa certa e, com o apoio do NRE percebemos, com olhar clínico da equipe, que tínhamos uma escola, o antigo João Paulo II, onde está o Ceebja, com estrutura de 12 salas que ficam, grande parte do tempo, ociosas, sem ocupação. Buscamos então com o chefe do NRE para transferir a escola Lonny Lange para esse prédio, tendo em vista que dá 700 metros de distância da sede atual e transferir o Ceebja para funcionar junto com o Duque de Caxias, que teria uma dualidade de Estado com Estado”, disse o prefeito.

Fonte: Portal Educadora