Hoje é o último dia para inscrição no vestibular da UTFPR

Para Dois Vizinhos, são 180 vagas em seis cursos de graduação.

Image
  • 09 de Outubro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 868

Se encerra nesta segunda-feira, 9 de outubro, o prazo para inscrições para o vestibular de verão da UTFPR. A instituição de ensino oferece mais de 3 mil vagas nos 13 campi, sendo que, em Dois Vizinhos, são ofertadas 180 vagas nos cursos de Agronomia, Bacharelado em Engenharia de Software, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Florestal, Licenciatura em Ciências Biológicas e Zootecnia. As inscrições podem ser feitas pelo site da universidade e o custo é de R$ 150. O pagamento pode ser feito até 10 de outubro, por boleto e agora também por PIX. As provas serão realizadas no dia 19 de novembro. “Tivemos o primeiro vestibular de inverno e agora estamos na segunda edição e percebemos que a turma entendeu a ideia, pois aumentou significativamente o número de inscritos. Já temos 600 inscritos, para 180 vagas”, disse Everton Lozano, diretor da UTFPR em Dois Vizinhos.

A oferta de vagas agora funciona da seguinte forma: 70% dos alunos ingressam via vestibular e os outros 30% pelo SISU. Isso está deixando a universidade mais regional. “De uma maneira bem sutil, percebemos que a turma que entrou pelo vestibular é composta, na sua maioria, por alunos do entorno. Essa diferença ficou bem evidente. Já o pessoal que vem pelo SISU são, normalmente, de outros Estados, outras regiões. É até interessante que recebemos até uma aluna do Amazonas, que passou horas de barco, voo e ônibus para chegar aqui e veio pelas possibilidades que tem na nossa universidade, viu a qualidade que conseguimos oferecer nos curso da nossa fazenda experimental”, completou.

A diretora de graduação, Marina Celant de Prá, destacou alguns diferenciais da instituição de ensino. “A UTFPR é a única universidade tecnológica do Brasil, é federal e oferece muitas oportunidades que não encontrarão em outros lugares. Um estudante dentro do sistema UTFPR, por exemplo, tem a possibilidade de dupla formação, com diploma europeu, em um acordo que temos com Portugal. O estudante faz parte da graduação lá e se torna graduado nos dois países, com permissão para atuar em diversos lugares. Temos diversos auxílios estudantis, para alunos em situação de vulnerabilidade, tendo essa contribuição. Temos também vários projetos de ensino, pesquisa e extensão que são oportunizados aos alunos. Hoje, considerando a graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e especializações, temos cerca de 2 mil alunos e contamos com 150 professores sendo que 95% deles já tem o doutorado concluído”, completou.

Fonte: Portal Educadora