• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

CHURRASQUEANDO

com

JOAO PEDRO SEGATO

Granizo atingiu mais de 400 famílias na cidade e no interior

Prefeitura está realizando levantamentos para minimizar os prejuízos.

Image
  • 12 de Outubro de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 1396

A prefeitura de Dois Vizinhos, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, está atuando, desde a madrugada, para tentar minimizar os prejuízos causados por uma forte chuva de granizo que atingiu o município na noite de quarta-feira, 11. As pedras começaram a cair por volta das 23 horas, causando muitos estragos na região do Jardim da Colina, Margarida Galvan, São Francisco de Assis e Merédik. No interior, várias comunidades, com destaque para Fazenda Mazurana, Santo Antônio, Vila Rural Canarinho, São Braz, São Miguel do Canoas e São Francisco do Bandeira também foram afetadas. O trabalho inicial foi com distribuição de lonas e, agora, durante o dia, estão sendo feitos levantamentos para um relatório que será enviado para a Defesa Civil do Paraná. Foram mais de 400 casas atingidas e o objetivo, agora, é finalizar o documento até as 15 horas desta quinta-feira, 12 de outubro.

“Os dados iniciais que temos são referentes as pessoas que foram buscar lona no quartel. Durante toda a madrugada estivemos envolvidos nessa ação operacional para que as famílias pudessem cobrir seus pertences. Os bombeiros de plantão e de folga ajudaram, a prefeitura e a defesa civil nos auxiliaram numa operação muito grande. Somente na madrugada, atendemos cerca de 300 pessoas. Tínhamos estoque, acabou, buscamos na cidade e depois tivemos apoio em Beltrão que nos enviou oito rolos de lona. Na manhã de hoje já nos reunimos e estabelecemos as ações para o levantamento para entender as residências e comunidades afetadas”, disse o Tenente Tavares, comandante do Corpo de Bombeiros, em entrevista para a Rádio Educadora.

O secretário geral de governo destacou onde as equipes da prefeitura estão atuando. “Um pessoal está no Jardim da Colina, Marcante, Margarida Galvan e Primavera que foram as regiões mais atingidas. Outra equipe foi para o São Francisco de Assis, Vitória e Merédik. No interior, as equipes passam por Fazenda Mazurana e Santo Antônio, também Vila Rural Canarinho, São Braz, São Miguel do Canoas, São Francisco do Bandeira e Piracama. Outra equipe foi para o São Cristóvão, Linha Santa Cruz e Canoas, também no São Luiz, Santa Terezinha, Ibiaçá, Volta Grande, Jacutinga e Benetti. Se alguém, de outras comunidades e bairros foram atingidos, por favor, entrem em contato conosco pelo 193 ou pelo (46) 99912-0992. Precisamos desses dados o quanto antes”, disse.

O prefeito Carlinhos Turatto (PP) elogiou a equipe. “A equipe da prefeitura é maravilhosa, durante toda a noite esteve mobilizada e fez com que, hoje cedo, no primeiro horário, estivéssemos reunidos para entender a situação. Agora, estamos com mais de 20 pessoas no campo para termos dados criteriosos e podermos atender a população da melhor forma possível. Somos solidários e vamos fazer o possível e impossível para que o auxílio chegue as famílias de forma rápida. No decorrer do dia, um caminhão já vai vir de Curitiba para trazer algumas folhas de cobertura e eu digo que tudo não vamos conseguir resolver, mas vamos tentar ajudar de alguma forma. Também estamos buscando algumas cestas básicas e fazer esse levantamento. Tivemos escolas e postos de saúde afetados. A escola do Jardim da Colina que é um modelo sofreu muito, mas temos pessoas focadas, que correram a noite toda e fazem com que as soluções aconteçam”, disse.

O deputado estadual Adão Litro (PSD) buscou auxílios estaduais. “Durante a madrugada entramos em contato com a Defesa Civil, com o Coronel Mello, e ele já foi nos dando as coordenadas e agora precisamos encaminhar como estão as estradas rurais, aviários, construções, órgãos públicos, para que a Defesa Civil esteja junto e faça seus atendimentos com brevidade e urgência. Pedimos para que nos enviem, com urgência, telhas para as famílias afetadas e, felizmente, não temos notícias de vítimas, somente bens materiais”, completou.

Rio Jirau

Carlinhos Turatto ressaltou que as recentes obras de desassoreamento no Rio Jirau minimizaram os problemas. “Nesta semana, as equipes de viação e obras e agricultura, fizeram um desassoreamento em grande parte do Rio Jirau e, se não tivesse feito, tinha saído da caixa”, relatou.

Como enviar fotos?

Valdemar da Silveira, secretário de planejamento e responsável pela defesa civil, pediu auxílio da população. “A gente pede que as pessoas encaminhem fotos para o (46) 99912-0992. Precisamos de fotos de todos os locais atingidos para que conste no relatório. Não podem ser vídeos, são apenas fotos. Estamos atendendo a população desde a madrugada, para tentar auxiliar com o que tínhamos para atender na emergência. Distribuímos vários rolos de lona para que as pessoas abrigassem seus pertences, sempre orientando para não subir nos telhados durante a chuva”, conclui.

Confira a entrevista completa clicando aqui

Fonte: Portal Educadora