UTFPR de Dois Vizinhos é parceira do evento.
Foto: Portal Educadora
1097
Entre os dias 20 e 21 de outubro, será realizado, em Capanema, o Apiguassu – Evento Internacional de Apicultura e Meliponicultura e o 5º Seminário Regional de Apicultura do Sudoeste do Paraná. A UTFPR de Dois Vizinhos é uma das parceiras do evento. “Esse evento vai ser muito importante, trazendo para a nossa região palestrantes de renome nacionais, como Robson Raad, então, quem está trabalhando com apicultura ou meliponicultura está convidado a participar e aproveitar a troca de conhecimento entre a universidade, apicultores, meliponicultores, as pessoas que trabalham vendendo rainhas, colônias, num momento importante de troca de ideias. É para pessoas que querem começar, para quem está começando, também para pessoas que já estão há algum tempo no segmento, falando sobre manejos diferenciados e outras situações”, destaca Vitória Alves Pereira, aluna de doutorado da UTFPR de Dois Vizinhos.
A professora Dra. Fabiana Martins Costa destaca como a instituição de ensino duovizinhense trabalha para auxiliar os produtores. “Estamos desenvolvendo uma série de pesquisas que envolvem qualidade do mel, produção de rainhas, melhoramento genético, que ainda não estão aplicadas a campo, mas são necessárias de serem estudadas. A UTFPR vem alcançando projeções, inclusive com o Governo Federal, em função desses estudos. Estamos procurando, meios e maneiras de, num futuro próximo, implementar essas tecnologias no campo. Tudo que se vê, atualmente, de aumento de produção, é esforço das questões públicas e dos produtores e suas associações e nós, como universidade, estamos interagindo mais e teremos boas novidades sobre isso em breve. É um passo muito importante para nós que seremos mais efetivos junto aos produtores que é o que buscamos”, disse.
Ela ressaltou a boa qualidade do mel do Sudoeste. “A produção é totalmente dependente do ambiente, já que precisamos de floradas porque a abelha se alimenta de néctar e pólen. Isso pode ser suplementado no inverno, mas a fonte principal são as floradas. A região tem uma agricultura muito forte, o que temos são floradas específicas dentro das culturas, mas o Paraná tem um destaque por causa das reservas de usinas, numa região com muita mata e que produz mel de muita qualidade”, completa. As inscrições são limitadas e gratuitas (clique aqui). Informações podem ser obtidas no Instagram (@Apiguassu).
Programação
20 de outubro – Sexta-feira
8h30 - Palestra Magna - Realidade da Apicultura Atual e Melhorias Necessárias no Sistema de Produção - Robson Raad
9h30 - Abertura Institucional
10h - Talk Show - Wagner Gazziero (Consultor Sebrae/PR); Eder Frozza (Técnico IDR/PR).
Cleiton Lagemann (Apicultor) e Robson Raad
11h - "Pergunte para o Robson Raad"
11h30 - Espaço Itaipu Binacional
12h30 - Almoço com Arte
13h45 - Palestra - Os Benefícios do Parque Nacional para a Apicultura Local: Espécies
Nativas e seu Papel na Produtividade - Patrick Gonsales e Vitor Barbato (Parque Nacional do
Iguaçu/ICMBio)
14h30 - Rodada de Oficinas Técnicas (Meliponicultura/Técnicas de Manejo - Fabio Calegari
- Meliponario Minotto e Calegari); (Multiplicação de Enxames - Joel de Almeida Schimdt -
Senar/PR);
16h - Coffee break
16h30 - 2° Rodada de Oficinas Técnicas (Manejo de Alta Produtividade - Wagner Gazziero -
Sebrae/PR): (Agregação de Valor em Produtos Derivados da Abelha - Marlon Tiago Hladczuk
- IDR/PR)
19h - Confraternização - Jantar
21 de outubro – sábado
8h - Café da Manhã
8h30 - Palestra - Mercado do Mel - Pedro Santos
9h30 - Talk Show - Pedro Santos e Henrique Breyer (Empresa Breyer Produtos das Abelhas);
Moderação - Ivânia Ramos dos Santos, Sebrae/PR.
10h15 - Palestra - Boas Práticas de Coexistência entre Apicultura e Agricultura - Heber Luiz
Pereira (Senar/PR)
11h15 - Melhoramento genético de abelhas: até onde podemos chegar? Dra. Prof. Fabiana
Martins Costa Maia (UTFPR - Campus Dois Vizinhos)
12h - Almoço com Arte
13h30 - Estratégias de Integração Nacional, com ênfase na Rota do Mel - Samuel Menezes de Castro (Coordenador de Sistemas Produtivos e Inovadores do Ministério da Integração e
Desenvolvimento Regional)
14h30 - Visitação aos stands
Fonte: Portal Educadora