Evento acontece na próxima quarta-feira, 25 de outubro, no Centro Cultural Arte e Vida.
Foto: Portal Educadora
1009
Na próxima quarta-feira, 25 de outubro, acontece, no Centro Cultural Arte e Vida, em Dois Vizinhos, a 12ª edição do Festival Regional Nossa Arte, que reúne oito Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Sudoeste – Dois Vizinhos, Salto do Lontra, Verê, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge, Nova Prata do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Nova Esperança do Sudoeste. O evento volta a ser realizado depois de um hiato em virtude da pandemia.
Pela manhã, acontece a mostra de artes visuais e literárias e, no período da tarde, serão realizadas as apresentações de dança contemporânea, dança folclórica, teatro e música. “O festival é uma programação da Apae Brasil que acontece em nível nacional. Começamos a fazer as fases eliminatórias, temos as regionais, então, aqui vamos receber oito Apaes num evento estatutário que é direito de todos os alunos. Eles participam em várias linguagens artísticas (artes visuais, literárias, dança contemporânea, dança folclórica, teatro e música). Encontramos trabalhos belíssimos. Temos cinco jurados em cada categoria e, quem vencer essa etapa, vai para o festival estadual em maio, na cidade de Ponta Grossa (PR), onde teremos 30 conselhos participando e, de lá, quem ganhar as regionais vai para o nacional em Joinville (SC). O nacional não é mais mostra competitiva, serão avaliadas as danças mais bonitas que vão se apresentar no festival de dança de Joinville, que é um dos principais do Brasil”, disse Tânia Violatto, professora de música e coordenadora regional de arte e cultura da Apae.
A entrada é gratuita, num evento aberto para a comunidade. “No período da tarde são as apresentações de palco e as artes visuais e literárias estarão expostas no Centro Cultural. Há alguns anos, tivemos a peça ‘Operário em Construção’, da Escola Colibri, de Dois Vizinhos, que ficou em segundo no Estadual, não fomos para o Nacional, mas foi uma peça de muito sucesso que apresentamos em todo o Paraná”, completou Tânia.
O evento é muito importante. “A gente refletia sobre a importância do festival para os nossos alunos e para a sociedade num geral. Eu poderia falar no sentido mais teórico da psicologia, em falar como o festival possibilita desenvolver as habilidades, como de socialização, já uqe temos alunos que tem essa dificuldade de se expressar de forma verbal, mas participam por meio da música e se expressam dessa forma diferente, entretanto, vai além disso, da questão de habilidades e desenvolver a cooperação. Arte é expressão e pensamos que nossos alunos, muitas vezes, não conseguem se expressar de forma usual, mas se expressam por meio da arte, isso traz um senso de pertencer a escola. Na arte literária, por exemplo, muitos não escrevem, mas falam. Então é um momento importante, a possibilidade de expressar esses talentos. É muito importante que a sociedade participe, assista e entenda como tem espaço para todo mundo dentro da arte”, conclui Any Bacchi, psicóloga da Apae de Dois Vizinhos.
Fonte: Portal Educadora