Rádio Educadora entrou no ar em caráter definitivo no dia 5 de agosto de 1977.
Foto: Portal Educadora arquivo
2238
No dia em que a Rádio Educadora celebra a sua migração (27/10/2023) para a Frequência Modulada (FM), 107.3 Mhz, é preciso lembrar do passado, pois nele está a receita para a longevidade e o sucesso de uma empresa chegar aos 46 anos.
A história da Rádio Educadora inicia junto com a década de 70. Naquela ocasião, o Ministério das Comunicações brasileiro, acenava com a possibilidade de liberar um canal de rádio para Dois Vizinhos e isso fez com que diversas lideranças locais se mobilizassem para realizar o sonho de criar sua própria emissora. Imediatamente formou-se uma sociedade, que deu origem à empresa Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda., em 05 de maio de 1972. Os sócios fundadores eram Pe. Natalício José Weschenfelder, Hilário Martim Dalpasquale, Ervelino Coletti, Ivanor Baldissera, Magiorino Natal Galeazzi e Amado Campagnoni. Porém, somente em 1974 o governo publicou o edital autorizando a abertura da concorrência pública que resultou na concessão da permissão para a empresa Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda. explorar os serviços de radiodifusão sonora, em Ondas Médias, na cidade de Dois Vizinhos, de acordo com a Portaria Ministerial n° 823, de 29 de setembro de 1975, com prazo para a instalação da emissora de dois anos a partir da sua expedição.
Alguns fatores fizeram com que os sócios deixassem de lado o projeto do novo empreendimento e quase perdessem a concessão, no entanto, faltando apenas quinze dias para expirar o prazo para a entrega do projeto técnico ao Departamento Nacional de Telecomunicações (à época, o órgão responsável por fiscalizar o funcionamento das emissoras de rádio), Valdir Luiz Pagnoncelli foi convidado para assumir o desafio de montar e operacionalizar a Radio Educadora AM de Dois Vizinhos.
Foram muitas viagens até a capital do Estado e muita dificuldade para superar os desafios, tanto burocráticos como financeiros. Assim, com o mínimo de recursos e o máximo de ousadia, a Radio Educadora iniciou suas transmissões em caráter experimental às 14 horas do dia 25 de julho de 1977 e, no dia 05 de agosto, recebeu a certificação para operar em caráter definitivo. A frequência era 1.570 KHZ, com potência de 250 Watts e funcionava em sala alugada, no porão onde hoje está localizada a Confecções Marcon, na esquina da Rua João Dalpasquale com a Rua do Comércio. Em 1979, a emissora recebeu autorização para aumento de potência, chegando aos 1.000 watts e, em 1981, mudou-se para um prédio próprio na Rua do Comércio, 654, onde hoje é o Grupo Ori-Ente. Em 1988, a Rádio Educadora passou para a frequência 1.300 KHZ e aumentou sua potência para 5.000 watts.
Em 25 de junho de 2018 a família Pagnoncelli se torna única proprietária da empresa e, em novembro de 2023, a emissora recebe a autorização para deixar o AM e migrar para o FM, na frequência 107.3, com 1.000 watts de potência.
AS SEDES
Depois de começar a jornada, em 1977, no porão da antiga Farmácia Santa Cruz, do seu Idalino Nicaretta, na Rua João Dalpasqualle (onde hoje é a Confecções Marcon) e, em 1981 mudar-se para um prédio próprio na Rua do Comércio (onde hoje é o Grupo Ori-Ente), funcionando naquele endereço por mais de 39 anos, no dia 9 de dezembro de 2020 foi inaugurada a nova sede das rádios Educadora e Vizinhança, que fica localizada na Avenida Dedi Barichelo Montagner, no recém-construído Edíficio Pagnoncelli. Foram adquiridos equipamentos de última geração para levar qualidade ao rádio do ouvinte. A beleza da estrutura física impressiona, mas ao entrar nas dependências sem dúvidas o que mais atrai a atenção é a vista, já que os locutores que estão ao vivo do estúdio podem ‘supervisionar’, do alto, todo o centro norte de Dois Vizinhos.
Fonte: Portal Educadora