Ele lutava contra um câncer de fígado e será sepultado em Maringá.
Foto: Reprodução WhatsApp
1294
Na manhã desta sexta-feira, 27, faleceu, em Curitiba, Jacó Gimennes, mentor do turismo de Dois Vizinhos. Ele estava com 71 anos e lutava contra um câncer no fígado. Nos últimos anos, muitos projetos para tornar o município mais atraente aos visitantes foram pensados pelo professor, que detinha grande experiência no assunto.
Nascido em Franca (SP), Jacó escolheu Maringá para viver. Em 1969, com a notícia da criação da UEM, o professor optou pela transferência para a Cidade Canção. Em 1971, ingressou na UEM no curso superior em Licenciatura em Química, integrando a primeira turma. A formatura ocorreu em dezembro de 1974 e Jacó foi o orador da turma. Em maio de 1975, iniciou a carreira como docente na universidade, onde exerceu os cargos de chefe de Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas, pró-reitor de Ensino e Pesquisa (1982 e 1983) e de vice-reitor (1986 a 1990). Desde março deste ano, fazia parte do Conselho de Integração Universidade-Comunidade (CUC).
A prefeitura de Dois Vizinhos, a Associação Empresarial de Dois Vizinhos (ACEDV/CDL) e a secretaria de turismo do Paraná emitiram nota de pesar. “A Secretaria do Turismo do Paraná, por meio de sua diretoria e servidores, lamenta o falecimento de Manoel Jacó Garcia Gimennes, diretor de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo da pasta. Aos 71 anos, “Professor Jacó”, como era conhecido, foi vítima de uma infecção pulmonar severa e morreu Hospital NS das Graças, nas Mercês, onde estava internado, deixando viúva Wanda Pille e os filhos Emanuel e Maria Henriqueta, além de quatro netos”, disse o documento.
“Jacó era um companheiro de longa data e sem dúvida o maior entusiasta do turismo paranaense e da regionalização do setor no estado, além de um incentivador da profissionalização na área. Com o aval do governador Ratinho Junior, fomos buscá-lo este ano para colaborar com a reestruturação do turismo paranaense. Jacó nos deixa precocemente, mas seu legado é para sempre – bem como a semente de entusiasmo que deixou plantada aqui na Setu-PR”, declarou o secretário de turismo Márcio Nunes.
Jimennes era Cidadão Honorário do Paraná – título concedido pela Lei Nº 15666/2007.
*Com informações do Jornal O Maringá