Choveu, de sábado até ao meio dia de domingo, 321 mm em Dois Vizinhos.
Foto: Portal Educadora
1677
Portal Educadora - O dia 28 de outubro de 2023 vai ficar marcado na memória de muitas famílias em Dois Vizinhos com o registro de enchentes nunca antes vistas. O Grupo de pesquisa em Física do Solo e Manejo de Bacias Hidrográficas da UTFPR divulgou que choveu, de sábado (28) até ao meio dia de domingo (29), 321mm, o que fez o nível do Rio Jirau subir muito rápido.
Um levantamento será realizado pela Defesa Civil do município nas próximas horas, mas o número de imóveis atingidos pode chegar a 1,5 mil com cerca de 6 mil pessoas diretamente afetadas, sendo a grande maioria delas no Bairro Sagrada Família.
Prédios públicos municipais também tiveram danos como é o caso do barracão de máquinas na Rua Tiradentes, a Secretaria de Agricultura na Avenida Salgado Filho, a Secretaria de Assistência Social, Posto de Saúde e Cmei do Bairro Sagrada Família.
O Ginásio Teodorico Guimarães tornou-se alojamento para famílias desalojadas e serviu também como ponto de coleta de doações, assim como o Ginásio Jirauzão e o Pavilhão do Bairro Sagrada Família. Doações de móveis eram recebidas no ginásio da Escola Municipal Presidente Vargas. Além disso, os clubes de Rotary receberam inúmeras arrecadações na Casa da Amizade. Desde a tarde de domingo, 28, as doações foram centralizadas no Ginásio Teodorico Guimarães e na Casa da Amizade.
No domingo a chuva cessou, o nível do Rio Jirau abaixou e as famílias retornaram as suas casas para um longo trabalho de limpeza.
A captação de água da Sanepar ficou completamente submersa, o que interrompeu o abastecimento em toda a cidade de Dois Vizinhos. O tratamento voltou a funcionar na manhã de domingo, porém, muitas famílias ainda estão sem água, já que foram registrados pontos de rompimentos de canos e as equipes trabalham para corrigi-los. A companhia forneceu água através de caminhão-pipa.
A Copel também cortou a energia em algumas regiões, pois várias partes da rede estavam submersas, o que trazia risco. No domingo, as equipes iniciaram os trabalhos para reestabelecer a luz.
O prefeito Carlinhos Turatto, assinou o decreto número 20.061 que coloca Dois Vizinhos em situação de calamidade pública devido ao grande volume de chuvas na cidade.
OUTROS MUNICIPIOS AFETADOS
JdeB - Segundo os institutos de meteorologia, foi um sistema de baixa pressão atmosférica que passou pelo Estado desde quinta-feira, 26, causando intempéries climáticas severas em 43 municípios, provocando danos e prejuízos.
De acordo com o relatório da Defesa Civil Estadual, atualizado neste domingo, 29, às 11h30, são 18.432 pessoas afetadas, sendo que 1.091 foram desalojadas e 398 ainda permanecem desabrigadas. O total de casas danificadas é de 4.545, com 14 delas totalmente destruídas.
Os municípios da região Sudoeste do Paraná estão entre os mais castigados, com destaque para Ampere, Boa Esperança do Iguaçu, Capanema, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Nova Prata do Iguaçu, Pranchita, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e Santo Antônio do Sudoeste.
Fonte: Portal Educadora e Jornal de Beltrão