• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Governador Ratinho Júnior visitou Bairro Sagrada Família em Dois Vizinhos

Ele esteve acompanhado do Coronel Vasco (Corpo de Bombeiros do PR), Coronel Fernando (Defesa Civil do PR).

Image
  • 30 de Outubro de 2023
  • Foto: Ari Dias/ AEN

  • 1403

Na manhã desta segunda-feira, 30, o governador Ratinho Júnior esteve em Dois Vizinhos para visitar o Bairro Sagrada Família, local mais atingindo pela maior enchente da história do município.

Ele pousou de avião em Francisco Beltrão e viria até Dois Vizinhos de helicóptero, porém, a chuva começou a cair novamente na região e Ratinho Júnior fez o deslocamento de carro. Em Dois Vizinhos ele desembarcou, por volta das 11h20min, inicialmente na sede do Corpo de Bombeiros, acompanhado do comandante geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Vasco e o do chefe da Defesa Civil Estadual, Coronel Fernando. Depois, junto com o prefeito Carlinhos Turatto, o vice Nery Maria, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio da Silva, demais vereadores, secretários e autoridades, ele foi in loco visitar o Bairro Sagrada Família. Lá ele entrou em residências atingidas pelas chuvas, conversou com famílias, visitou uma empresa de funilaria que também foi alagada e foi até a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, onde a secretária de saúde, Cleudete Meurer e o diretor de saúde, Rafael Dutra, mostraram todos os danos causados pelas águas do Rio Jirau. Por fim, o governador retornou à sede do Corpo de Bombeiros, onde teve uma reunião com as autoridades de Dois Vizinhos e que também contou com a presença do prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, Givanildo Trumi e a vice, Odilmara Dreves, município que também foi fortemente afetado com alagamentos.

Ao desembarcar em Dois Vizinhos, o governador Ratinho Júnior falou sobre o objetivo da visita. “Vim falar com o prefeito para entender o que podemos fazer a mais. A Defesa Civil juntamente com o Corpo de Bombeiros, desde os primeiros sinais meteorológicos, começou uma força tarefa para atender essas cidades que seriam afetadas, em especial no sul do Estado, onde fizemos alojamentos e determinei que colocassem algumas pessoas, em especial idosos e aquelas famílias com pessoas com necessidades especiais, em pousadas, dando o mínimo de conforte e também atender cada município com colchões, produtos de limpeza, cestas básicas. Em outubro, chove geralmente uma média de 150mm no Paraná e nós chegamos a 650mm até agora, isso acabou afetando muitas cidades, como é o caso de Dois Vizinhos, onde choveu 300mm em 24 horas. Temos hoje mais de 50 cidades afetadas. A nossa visita à Dois Vizinhos é para conversar com o prefeito Carlinhos Turatto para fazer um acompanhamento daquilo que precisa e, além disso, a reconstrução, já que tivemos muitas pontes levadas pelas enxurradas no interior e as estradas rurais prejudicadas. Na semana passada, colocamos à disposição em torno de R$ 30 milhões para atender essas cidades, tanto em combustível, cabeceiras de pontes e a parte urbana, onde vamos precisar fazer a limpeza de ruas, possivelmente manutenção do pavimento que, com a chuva, acaba deteriorando, calçadas, galerias pluviais, tudo isso dentro deste pacote”, disse.

O governador garantiu recursos também para a saúde de Dois Vizinhos, já que a UPA teve grandes danos. “Temos um trabalho do secretário estadual de saúde, Beto Preto, para atender os consórcios municipais justamente na compra de medicamentos e também em casos de estrutura, de ter que reformar essas unidades de pronto atendimento e até mesmo para compra de equipamentos que foram danificados pela enchente. A secretaria de saúde estadual tem recursos para isso e está conversando com os consórcios para atender, não apenas uma cidade específica, mas toda a região”, disse.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Paraná, Coronel Vasco, parabenizou o trabalho da equipe local. “A gente sabe que o período de chuva tende a aumentar nos próximos dias e, caso necessário, nós vamos aumentar o efetivo aqui do Corpo de Bombeiros, mas por enquanto, realmente, queremos agradecer todo o trabalho que a corporação está fazendo em prol da comunidade e com uma excelente estrutura”, elogiou.

O chefe da Defesa Civil Estadual, Coronel Fernando, comentou sobre a visita. “Nós vimos um cenário realmente de bastante gravidade, o município foi bastante afetado, não só Dois Vizinhos como toda a região. Estamos com 52 municípios do Estado em atendimento e não vamos medir esforços para atender todos os itens necessários de ajuda humanitária neste momento e apoiar também com ajuda financeira”, destacou.

Fonte: Portal Educadora