• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Cerca de 180 km de estradas do interior foram prejudicados pelas chuvas em Dois Vizinhos

Dez pontes foram danificadas parcial ou totalmente.

Image
  • 01 de Novembro de 2023
  • Foto: Reprodução Facebook (Chicão Edimarcos Dalagnol) - Ponte São José do Canoas.

  • 1226

O secretário de Viação e Obras da Prefeitura de Dois Vizinhos, Chicão Dalagnol, em entrevista para o jornal Tribuna dos Lagos, os estragos causados no interior com as fortes chuvas do final de semana, chovendo mais de 300 mm em apenas 24 horas e deixando muitas comunidades alagadas e famílias ilhadas. “Temos grandes dificuldades no interior, fizemos um levantamento rápido na terça-feira, 31/10, tem uns 180 km de estradas para recuperar, foram dez pontes atingidas, sendo cinco parcial e cinco totalmente levedas pela correnteza. Isso vai ter um custo muito alto para recuperar tudo. Já iniciamos os trabalhos, na terça fomos para São Francisco do Bandeira recuperar ponte, nesta quarta vamos para São José do Canoas porque para acessar a comunidade os moradores estão tendo que fazer uma volta de quase 20 km. Não vamos desistir, estamos colocando a mão na massa junto com os nossos servidores, temos os apenados que foram fundamentais nos ajudando, temos 40 apenados e cerca de 40 servidores efetivos, além dos diretores que também estão a campo”, disse Chicão.

Um relatório com todos os prejuízos já foi repassado a Defesa Civil. “Já passamos para a Defesa Civil um levantamento de pontes e de estradas. Agora a secretaria de Agricultura está fazendo um relatório da limpeza porque acredito que vai sair umas 300 cargas de entulhos. Tudo isso já foi repassado para a Defesa Civil para ver junto ao Estado contribuição de óleo dísel, vigas de pontes, entre outros, porque o município tem o seu recurso, mas muito limitado, então dependemos de ajuda do Estado”, disse o secretário para a Tribuna dos Lagos.

As equipes da Viação e Obras também estão trabalhando na remoção de lixos e entulhos dos rios, principalmente embaixo de pontes para que não obstrua a vasão d’água.

O barracão de máquinas da Prefeitura foi um dos prédios públicos atingidos pela enchente, na Rua Tiradentes, algo que nunca havia acontecido antes, causando prejuízos para a secretária de Viação e Obras em maquinários, estoques e equipamentos.

Fonte: Portal Educadora