Com 11 novos telecentros, Dois Vizinhos tem hoje o maior programa de inclusão digital do Brasil.

Das 11 novas unidades, 8 já estão em funcionamento desde a semana passada - instalados em locais estratégicos como escolas, clubes de idosos, sindicatos e outras entidades.

Image
  • 08 de Março de 2012
  • 301

O esforço da atual administração para firmar Dois Vizinhos no cenário regional como um centro difusor de tecnologia acaba de gerar mais um importante fruto: a prefeitura, em parceria com a Sudotec (Associação para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do Sudoeste do Paraná), conquista 11 novos telecentros – espaços equipados com computadores e softwares que permitem que a população tenha acesso à informação, ao conhecimento, à cultura, além da qualificação profissional através dos cursos e oficinas oferecidos. Das 11 novas unidades, 8 já estão em funcionamento desde a semana passada - instalados em locais estratégicos como escolas, clubes de idosos, sindicatos e outras entidades - e buscam atingir um público diferenciado daquele atendido pelos outros 12 telecentros, alojados em escolas municipais e entidades sócio-educativas como Casa da Paz, AABB e Guarda Mirim, atendendo basicamente a crianças e adolescentes.

O projeto de inclusão digital por meio dos telecentros, surgido da união de esforços entre a Sudotec e a Prefeitura de Dois Vizinhos - através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes - foi encaminhado ao Ministério das Comunicações em meados do ano de 2010, pelo ex-Superintendente Executivo da Sudotec, Justino Craveiro, que atualmente ocupa o cargo de coordenador desse trabalho. “Sonhamos que seria possível e fizemos os projetos. E hoje isso é uma realidade. Dois Vizinhos tem o maior projeto de inclusão digital do Brasil, com um total de 23 telecentros”, orgulha-se Justino.

Segundo Daniela Tremea, gerente da Incubadora Tecnológica Sudotec, já está em andamento o processo de seleção dos 23 monitores/bolsistas que serão responsáveis pelo atendimento ao público dos telecentros. Daniela lembra também que estão abertas as inscrições para os cursos de inclusão digital da Sudotec. O programa oferece 600 vagas e os interessados devem entrar em contato até o dia 09 de março.