Prefeitura pede apoio da população na utilização dos contêineres de lixo

Projeto Lixo com Capricho foi implantado no final do ano passado.

Image
  • 17 de Novembro de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 621

A prefeitura de Dois Vizinhos instalou, no final de 2022, contêineres de lixo orgânico e reciclável em várias vias do centro dentro do Programa Lixo com Capricho. A ideia foi promover a organização e sustentabilidade na coleta de lixo. O projeto tem se mostrado uma solução eficaz para a coleta urbana, proporcionando vantagens notáveis para a manutenção da higiene local. Os containers são especialmente projetados para a coleta de resíduos orgânicos, recicláveis e sólidos, garantindo um ambiente limpo e seguro.

O design ergonômico das lixeiras com rodas facilita o processo de coleta, permitindo que os caminhões levantem e despejem o conteúdo de maneira eficiente. No entanto, esse avanço técnico entra em conflito com a persistente resistência de alguns setores da comunidade, que continuam ignorando, não apenas a modernidade oferecida, mas também a praticidade para o sistema de coleta. “Dois Vizinhos recebeu, mais uma vez, o título de cidade sustentável. Sempre temos que pensar no coletivo e, desta forma, todos devem ter a consciência de que alguns esforços deverão ser feitos por todos. Essa modernização na gestão de resíduos é um passo significativo para a sustentabilidade de nossa cidade. Infelizmente, observamos que, apesar dos esforços da administração pública, alguns comerciantes e moradores ainda não aderiram ao uso dessas lixeiras, optando por métodos menos eficazes", lamentou o secretário de desenvolvimento rural, meio ambiente e recursos hídricos, José Carlos Ventura Junior, o Juninho Ventura.

Ele falou sobre o desafio de conscientizar a população para a utilização dos contêineres. “A administração permanece comprometida em promover práticas mais sustentáveis e higiênicas para todos os cidadãos. O apelo é para que todos se unam a essa iniciativa, garantindo um ambiente mais limpo, saudável e agradável para todos”, conclui.

Fonte: Assessoria Adaptada