• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Solenidade marcou o descerramento das placas fundamentais da Alpha Fish

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e Helinton José Rocha, do departamento da indústria do pescado do Ministério da Pesca prestigiaram o evento.

Image
  • 23 de Novembro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 826

Um grande evento marcou o descerramento das placas fundamentais de inauguração das unidades do bioflocos, um sistema inovador altamente tecnológico (área para cria de tilápia) e do Píer (áreas de recria e engorda de tilápia) da Alpha Fish no início da tarde de quinta-feira, 23. A solenidade formal aconteceu no Centro de Convenções de São Jorge D’Oeste e foi prestigiada pelo governador em exercício, Darci Piana (PSD), pelo diretor do departamento da indústria do pescado do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Helinton José Rocha, e por diversas autoridades. Em seguida, foram descerradas as placas fundamentais nas unidades que ficam no distrito de Dr. Antônio Paranhos.

A cerimônia também foi uma das celebrações do aniversário de São Jorge D’Oeste, que comemorou 60 anos nesta quinta-feira. “Eu estou muito feliz por poder viver esse momento. É um dia histórico par ao município de São Jorge D’Oeste, para o Sudoeste e para o Paraná. Para nós, que somos empreendedores e estamos à frente desse projeto é muito gratificante. A Alpha Fish é muito grande, vai gerar 1,5 mil empregos diretos em breve, ter um faturamento de R$ 1,1 bilhão anual, gerando renda, imposto, riqueza e faz com que a nossa cadeia produtiva cada vez mais seja ascendente”, disse Gilson Tedesco, sócio proprietário da Alpha Fish.

A prefeita Leila da Rocha celebrou o investimento. “Nosso município vive grande expectativa. Já percebemos a mudança de muitas pessoas, figuras novas vindo residir aqui em função do grande desenvolvimento que estamos tendo com a Alpha Fish que está gerando muitas oportunidades, com mais de 100 empregos já e que, para o ano que vem, a previsão é de instalar um frigorífico oportunizando mais de 1 mil empregos. Vamos receber também a Piracanjuba que será a maior fábrica de queijo da América Latina, além da Cantu que é a maior envasadora de pepino do Brasil e também produz molhos, como catchup, maionese e mostarda, além da Mocelin que é a maior do Brasil em produtos contra incêndio. Como gestores, nosso papel é estruturar a educação, a saúde, a malha viária para  atender as demandas. É um desafio, mas é um momento de muita gratidão e esperança”, destacou.

O deputado estadual Luis Corti (PSB) também exaltou o momento que o município está vivendo. “É um orgulho e uma satisfação receber o governado do Paraná no nosso município. Um projeto extraordinário que está sendo construído em São Jorge, um momento tão especial da nossa história. São 60 anos de um município que vive um dos melhores momentos da sua história. Vivemos a era do emprego, da oportunidade na terra dos Lagos do Iguaçu. A Alpha Fish já tem 300 tanques, com oito mil peixes em cada e logo vai produzir 7% de toda a tilápia do Paraná”, celebrou.

Helinton Rocha, diretor do departamento da indústria e do pescado do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) elogiou o investimento. “Tem uma história aqui. Os senhores não caíram aqui por acaso. Esses empresários, a família Tedesco, não estão na vida a passeio e trouxe esse investimento diferenciado. A cadeia do pescado me chama atenção há muitos anos e não é atoa é a maior commoditie alimentar que cruza a fronteira do mundo, além de ser a mais valorizada pelo consumidor, que quer mais peixe de alta qualidade.”

Por fim, no seu discurso, o governador em exercício Darci Piana, também fez elogios para os investimentos. “Quando cheguei no Sudoeste, eram apenas 17 municípios. Eu me orgulho muito dessa região e não ficaria fora desse evento porque eu conheço o Gilson e ele vai fazer a diferença. Hoje, já são mais de 30 mil toneladas de tilápia que saem por mês do Paraná para o mundo. Dá mais dinheiro que soja, milho, frango e suíno e é complemento da lavoura para o nosso agricultor. O Gilson está produzindo aqui e vai chegar a 7% da produção do Paraná. Imagina quantos empregos e quanta gente vem pra cá. Vem aí o frigorífico que vai vender o filé e o couro, que pode salvar queimados e pode gerar um torresminho maravilhoso”, conclui.

Fonte: Portal Educadora