• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA 107

com

JOÃO PAULO DOS SANTOS

Paraná perde liderança no ranking nacional de produtores de grãos

Paraná fica em segundo no ranking dos maiores produtores de grãos do Brasil. Mato Grosso é o Líder com 31,6 milhões de toneladas

Image
  • 10 de Agosto de 2011
  • 540

Paraná perde liderança no ranking nacional de produtores de grãos

 O estado do Paraná perdeu a primeira colocação no ranking dos maiores produtores de grãos do Brasil para o Mato Grosso. De acordo com o IBGE, que comandou a pesquisa, eventos climáticos como a estiagem ocorrida em maio, as geadas de junho e o excesso de chuvas em julho, contribuíram para a queda na produção.

A previsão de colheira que era de 33 milhões de toneladas de grãos, deve ficar em 30,47 milhões de toneladas, segundo o IBGE - uma redução de 7,6%. O líder, Mato Grosso, tem previsão de colheita de 31,6 milhões de toneladas, o que corresponde a 19,6% da safra brasileira de 2011, contra 19,2% do Paraná.

As condições climaticas adversas prejudicaram principalmente a produção de milho da segunda safra, e do trigo.