Começa a votação para decidir se Colégio Leonardo da Vinci adota ou não o modelo cívico-militar

Comunidade escolar poderá votar nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 22 horas.

Image
  • 29 de Novembro de 2023
  • Foto: arquivo

  • 860

Nesta quarta-feira, 29 e quinta-feira, 30, acontece a consulta pública com a comunidade escolar do Colégio Estadual Leonardo da Vinci para decidir se a instituição irá adotar o modelo cívico-militar ou continuará no modelo de ensino que está. A votação é das 8h e segue até 22 horas, sem intervalo para o almoço.

QUEM VOTA?

Dírsio Ferreira da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos, explicou quem pode votar. “Quem vota são os pais ou responsáveis pelos estudantes até 16 anos, mas o pai/mãe/responsável que assinou a matricula. Os alunos de 16 anos a 18 anos incompletos têm a opção de votar o pai ou o próprio estudante. Para alunos com 18 anos completos, ele quem deve votar. É voto por CGM, então se o pai tem três filhos no Colégio Leonardo da Vinci, ele vai votar três vezes”, explicou.

VENCE A MAIORIA SIMPLES

Para a votação ter validade, mais de 50% das pessoas aptas devem participar da consulta. Vence a opção que tiver a maioria simples dos votos. “As urnas serão lacradas às 22 horas desta quarta-feira e abertas novamente na quinta-feira para seguir até as 22 horas. O resultado sai na quinta-feira depois das 23 horas. Os pais vão pegar a cédula para votar sim ou não. Sim para aceitar a escola cívico-militar ou não para rejeitar o modelo. É por maioria simples, então o que tiver 50% + 1 voto, será a decisão da comunidade”, explicou.

O QUE MUDA?

Se aprovado, o cívico-militar passa a incluir, já a partir do ano letivo de 2024, um diretor militar que vai trabalhar em questões como infraestrutura, segurança e disciplina. A parte pedagógica segue sendo de responsabilidade dos dois diretores civis. A carga horária também será ampliada, com seis aulas por período e ampliação das cargas horárias de português, matemática, finanças pessoais e civismo. Os alunos recebem uniforme e o transporte escolar será garantido.

Fonte: Portal Educadora