• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

com

AO VIVO

Aprovado o modelo cívico-militar no Colégio Leonardo da Vinci em Dois Vizinhos

Foram 421 votos favoráveis e 333 contrários. Modelo será implado já em 2024.

Image
  • 01 de Dezembro de 2023
  • Foto: divulgação

  • 1098

Com 421 votos favoráveis, 333 contrários e um voto nulo (diferença de 88 votos), a comunidade escolar do Colégio Estadual Leonardo da Vinci de Dois Vizinhos APROVOU o modelo cívico-militar. A consulta começou às 8h de quarta-feira, 29 e encerrou às 22h desta quinta-feira, 30. Com isso, o novo modelo será implantado já no ano letivo de 2024. O pleito contou com a participação de professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos.

O Leonardo da Vinci tem 966 alunos e será o segundo colégio que adere ao modelo. O primeiro foi o  Colégio Estadual Vinicius de Moraes, que teve a aprovação em outubro de 2020 e passou a ser cívico-militar em 2021.

“Agora aguardamos os encaminhamentos e orientações da Secretaria de Estado e Educação (SEED) para dar os próximos passos. Provavelmente vamos ter novidades na próxima semana e começar a dar os direcionamentos, sentar com a direção e com a comunidade escolar para tratar dos assuntos da mudança”, disse Dírsio Ferreira da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE).

ESTADO

O Governo do Paraná, através da Secretaria Estadual da Educação (SEED) realizou consulta pública em 127 escolas estaduais, sendo que em 83 o modelo cívico-militar foi aprovado. Outras 44 comunidades escolares optaram pela manutenção do programa tradicional.

As escolas cívico-militares foram instituídas no Paraná em 2020. Atualmente são 194 colégios nesta modalidade e 12 do modelo do programa nacional que serão incorporadas pelo Estado em 2024. Com as novas unidades, serão 289 colégios nessa modalidade no próximo ano.

A divulgação oficial dos nomes e localidades das escolas que aprovaram a adesão será feita após a publicação do resultado em Diário Oficial.

Modelo educacional que combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar, a escola cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos. O modelo passa a incluir um diretor militar que vai trabalhar de questões como infraestrutura, segurança e disciplina. A parte pedagógica segue sendo de responsabilidade dos dois diretores civis. A carga horária também será ampliada, com seis aulas por período e ampliação das cargas horárias de português, matemática, finanças pessoais e civismo. Os alunos recebem uniforme.

Fonte: Portal Educadora