Prefeito Carlinhos Turatto celebra aprovação do segundo cívico-militar para Dois Vizinhos

A comunidade escolar decidiu pela adesão a partir de 2024.

Image
  • 01 de Dezembro de 2023
  • Foto: Portal Educadora

  • 1176

O prefeito Carlinhos Turatto participou do programa Sete e Meia nesta sexta-feira, 1º de dezembro, e comentou sobre a aprovação do modelo cívico-militar no Colégio Estadual Leonardo da Vinci em Dois Vizinhos. A comunidade escolar decidiu pela adesão a partir de 2024 em votação que foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro.

“Primeiramente, tenho que agradecer o governador Ratinho Júnior, ao deputado Adão Litro, ao chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Dois Vizinhos, Dírsio Ferreira da Silva, a secretária municipal de educação, Silvana Dal Molin, e todas as pessoas que divulgaram e participaram dessa votação. Dois Vinhos ganhou um presente dos melhores que se pode ganhar. Tinha gente que estava trabalhando contra, mas eu tenho certeza absoluta que a sociedade duovizinhense vai ganhar com essa mudança. Precisamos de paz, queremos que as coisas aconteçam e não podemos viver num município que está crescendo, desenvolvendo, que tem muita gente de fora, mas, em seis meses, prenderam toneladas de drogas aqui e, por isso, precisamos de gente para orientar essa juventude, os adolescentes, colocar eles no caminho certo. O melhor caminho é através da educação. Não estou dizendo que a educação convencional é errada, mas vivemos um momento em que muitos professores são agredidos verbalmente e só falta ser agredido fisicamente e a presença de policiais na escola dá segurança porque já vemos a experiência no Vinicius de Moraes. O município vai trabalhar para fazer as coisas acontecerem porque Dois Vizinhos ganhou um presente de ouro”, disse o prefeito.

O secretário geral de governo, Nilton de Almeida, também celebrou a mudança. “Toda a comunidade aguardava, existiam favoráveis e contrários, é normal, vivemos em uma sociedade democrática. Quem é pai, mãe, conhece a qualidade das escolas cívico-militares, prova disso é que a procura por matrículas mais que duplicou no Vinicius de Moraes, quando houve a mudança. O formato normal não está errado, porém percebemos vantagens no cívico-militar e toda a comunidade está de parabéns, os pais, alunos, professores, mas para quem quer uma educação de qualidade essa mudança vai ser muito importante. Agora começam os trâmites na SEED, via NRE, que começa organizar as matrículas, materiais e já começa a buscar esse diretor militar, que será um policial ou bombeiro da reserva.

O Leonardo da Vinci atende 966 alunos e será o segundo colégio que adere ao modelo em Dois Vizinhos. O primeiro foi o Colégio Estadual Vinicius de Moraes, que teve a aprovação em outubro de 2020 e passou a ser cívico-militar em 2021.

Fonte: Portal Educadora