Quem lê, voa: Rotary Clube Dois Vizinhos conclui mais uma edição do projeto

Foi a oitava edição do projeto que aconteceu em parceria com a Escola Municipal Juscelino Kubitschek.

Image
  • 06 de Dezembro de 2023
  • Foto: Reprodução YouTube

  • 1035

Na manhã desta quarta-feira, 6, o Programa Sete e Meia, na Rádio Educadora FM, recebeu representantes do Rotary Clube de Dois Vizinhos e da Escola Municipal Juscelino Kubitschek, da comunidade Santa Lúcia, que falaram sobre a 8ª edição do projeto ‘Quem lê, voa’ que foi encerrado no último dia 30 de novembro. Entre setembro e novembro, as crianças foram motivadas a ler as obras disponíveis na biblioteca da escola, fazerem um resumo e interpretá-las. Todos os alunos que participaram receberam medalhas e os que se destacaram vão ganhar um voo panorâmico de avião ou helicóptero oferecido pelo empresário Domingos Mocelin.

Nesta quinta-feira, 7, os alunos Maria Vitória Pellizzoni (pré I), Elienai Lima Klinker (pré II), Kauane Emanueli Pandolfi (1º ano), Ana Laura de Souza Woievoda (1º ano), Manuela Pandolfi (2º ano), Helena Cavasotto Gudoski (2º ano), Maria Clara Lima Zeni (3º ano), Bianca Clara Nunes (4º ano), Ana Júlia Sbardelotto (4º ano), Bruno Rafael Doré (5º ano) e Vitor Gabriel Pereira de Barcelos (5º ano) serão premiados durante reunião festiva na quinta-feira, 7, na Casa da Amizade.

A diretora Marisa Pereira da Silva Los elogiou o projeto. “Desde o lançamento, em setembro, nossa escola ficou diferente. Todos se envolveram, os professores em sala, os alunos quiseram participar, então, foi muito gratificante. Quando fomos sorteados para receber o projeto, ficamos felizes e também preocupados para desenvolver a ação da melhor forma possível, já que temos muitos trabalhos para realizar. Graças a Deus, o pessoal do Rotary participou desde o início, nos incentivou, tranquilizou e isso nos deu segurança para buscar fazer o melhor em cada banca”, destacou.

Ela falou sobre a estrutura da escola e a dificuldade para escolher os premiados. “Temos 108 alunos na escola, todos são oriundos de sete comunidades vizinhas. É compartilhado com o Estadual, o Germano Stédile, que passa de 200 alunos, numa escola com bastante fluxo de alunos. Temos uma participação muito boa dos pais, são muito preocupados, estão inseridos mesmo e quando é necessário chamar eles sempre estão presentes. Os professores também são bastante engajados, os funcionários, que fazem grande diferença”, completou.

João Paulo Baptista dos Santos, presidente do Rotary Clube Dois Vizinhos, destacou a importância do projeto. “O que é relevante em um projeto desses? Na minha concepção, a relevância é o desenvolvimento das crianças, dos pais e das professoras. Todo mundo ganha. A criança leva o livro pra casa, vai lendo, o papai acompanha, toma a leitura, num grande ganho coletivo. O menos importante, no fim das contas, é o voo. Aprender falar em público, não ter medo de microfone, tudo isso acrescenta muito na vida desses alunos”, elogiou.

O professor Antônio de Abreu Castanha, que é membro do Rotary e coordena o projeto, fez agradecimentos. “Chegamos muito realizados a nossa oitava edição. Começamos em 2014 e só não tivemos em dois anos devido a pandemia. Temos grandes parceiros, principalmente, o Domingos Mocelin que oferece os voos. Agradecemos a escola, a diretora Marisa que nos acolheu muito bem e tivemos. Tem todo um trâmite, desde o lançamento, a motivação, as bancas e, a cada ano, as crianças nos surpreendem cada vez mais. Temos que parabenizar os pais, as crianças, não faltou nenhuma engrenagem, todos os entes trabalharam muito para chegarmos a esse grande momento. Tivemos dificuldades para classificar, chegar e dizer quem vai e que bom seria se conseguíssemos oportunizar o voo para todos”, conclui.

Fonte: Portal Educadora